Parto Hospitais Públicos Lisboa | De Mãe para Mãe

Parto Hospitais Públicos Lisboa

Responda
3 mensagens
Carolinarmatos -
Offline
Desde 21 Maio 2023

Boa tarde. Estou no 2.° trimestre de gravidez e começa-me a preocupar o local onde irei ter o meu parto. Gostaria de ter no privado, porém o meu seguro não engloba partos, logo vou ter de escolher um hospital público em Lisboa. O meu maior medo é a violência obstétrica e todos os procedimentos que me possam fazer sem o meu consentimento. Conseguem-me falar um pouco das vossas experiências? O vosso acompanhante conseguiu estar com vocês durante todo o processo de pre parto e pós parto, independentemente das horas a que foi? Sofreram algum tipo de violência? A criança ficou logo com vocês ou foi para o berçário? Ajudem!!

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Felizmente a violência obstétrica não é a norma nos hospitais, às vezes parece mas porque (e ainda bem) se fala sem pudor no assunto e se expõe casos quase que diariamente.
Não sei se ter um parto no privado é garantia automática de não sofrer VO.
Hospitais em Lisboa que são bons na parte de obstetrícia e em que amigas e familiares tiveram lá os filhos sem problema e que se sentiram apoiadas:
Hospital de Cascais
Hospital São Francisco Xavier

mem2012 -
Offline
Desde 26 Jul 2012

Vai sempre depender da equipa que esteja de serviço, ainda que haja hospitais com mais ou menos tendência para isso. Pode ver o site birthadvisor por exemplo, tem alguns testemunhos. Mas diria que o importante é a pessoa ir informada dos seus direitos, assim como o acompanhante. Eu já vivi ambas as situações (com e sem VO). Tenho ideia que os hospitais ja n têm berçários, normalmente o bebé fica com a mãe, estando tudo bem com ambos. Sobre o acompanhante, supostamente tem-se direito sempre mas eles tentam dar a volta em certas situações, por exemplo o meu 2º filho foi de cesariana e não deixaram o meu marido assistir, alegaram uma data de coisas parvas.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?