5 Dicas para viagens em família | De Mãe para Mãe

Está aqui

5 Dicas para viagens em família

Viagens em família devem ser relaxantes, tranquilas e felizes. Mas sabemos que viajar com crianças pode ser exatamente o oposto! Entre o choro dos mais novos, o “Falta muito?” dos mais crescidos, e a falta de paciência e calma que se vão acumulando nos pais, viajar em família é, muitas vezes, um pesadelo.

Mas não tem de ser assim. Reunimos um conjunto de dicas, ou boas práticas, para tornar as viagens em família em verdadeiros sonhos!


Vamos a isso?


1. O Destino

O destino deve ser adequado às preferências familiares e à idade das crianças. É importante escolher um destino que mantenha as crianças interessadas na viagem – e isto não quer dizer visitar a Disneyland todos os anos, mas antes que, pelo menos durante algumas horas, existam atividades de maior interesse para os pequenitos.


2. O Alojamento

Esta dica não precisa de explicação, certo? Além de serem espaços que reúnem as melhores condições para as famílias, os hotéis family-friendly dispõem, geralmente, de imensas atividades divertidas e educativas para as crianças – o que também é uma mais-valia para os papás, que acabam por ter mais tempo a sós, se assim desejarem.


3. O Planeamento

Quando somos jovens e descomprometidos, podemos dar-nos ao luxo de viajar e deixar que o destino tome as rédeas do percurso. Com filhos, é importante haver mais planeamento. Antes de viajar com crianças é necessário considerar horários de refeições, de sonecas e toda a panóplia de rotinas dos bebés que devem ser minimamente mantidas.


4. A Bagagem

Fazer a mala de toda a família é um desafio, e as preocupações são aumentadas. Mas será que precisa mesmo de carregar dezenas de fraldas e biberões? A chave é simplificar o máximo possível. Leve apenas o estritamente necessário para facilitar a logística – qualquer item que possa ficar esquecido poderá ser facilmente encontrado no destino e substituído.


5. O Caminho

Viajar em família deve ser simples, por isso, sempre que possível, evite voos com escala ou viagens de carro por estradas turbulentas. Certifique-se que leva consigo água suficiente para a viagem, de que a fralda está limpa antes de embarcar, e de que a viagem não interfere muito com as rotinas do bebé. Um bom truque passa por fazer a viagem de carro durante a noite, para que a criança durma uma boa parte do caminho.


Tudo pronto? Boas férias!




Conteúdo publicado originalmente em julho de 2020, no Suplemento Especial de Verão da edição #03 da Revista De Mãe para Mãe.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?