Sera que estou a exagerar? Estou a dar em doida! | De Mãe para Mãe

Sera que estou a exagerar? Estou a dar em doida!

Responda
20 mensagens
JoanaC25 -
Offline
Desde 29 Jun 2016

Olá mães. Venho aqui em modo desabafo. Estou grávida de 10 semanas e tenho um menino de 5. A relação com o meu namorado já nao andava muito bem mas tem vindo a piorar. Ainda para mais agora adotamos um cao e todos os dias discutimos por causa do cao. O meu namorado comprometeu-se a educa-lo e tudo mais, mas nao tem sido assim e ando numa pilha de nervos, ao ponto que o medico hoje me passou calmantes adequados a gravidez na consulta materna. Moramos num predio e desde que saiu de casa ate voltar o cao ladra e uiva, se for preciso esta o dia todo nisso. O cao nao está a aprender as fazer as necessidades na rua e chego a casa e tenho tudo cheio de xixi e cocó, alem que ele come a propria porcaria e ja chegou a fazer coco no quarto do menino em cima dos brinquedos, tive que deitar tudo fora. Para além de eu me vomitar assim que entro em casa, fica um cheiro a porcaria ate ao predio e pela casa e por mais que se limpe nao sinto que a casa esteja higiénica. Mas o meu namorado nao faz um esforço para ensinar o cao e sempre que tento falar a bem acabamos a discutir. Ja nao aguento mais e ja lhe disse que nao quero mais o cao. Ainda por cima estamos numa casa arrendada e qualquer dia temos vizinhos a fazer queixa do barulho. Mas cada vez que eu tento explicar, la vem discussões e ele diz que é preciso tempo, mas eu nao suporto mais ter que andar a vomitar sempre que entro em casa ou me levanto de manha nem ter que andar constantemente a limpar porcaria. Estou farta, quase a chegar ao ponto de sair de casa e lhe dar a escolher entre o cão ou eu. Acham que estou a exagerar?

Sobre JoanaC25

Última Pílula: 23/03/16
Última Menstruação: 23/03/18
- Ironicamente, exatamente 2 anos depois de iniciarmos treinos
Positivo: 04/05/18
DPP: 30/12/18
DN: 28/12/2018 às 23h00 com 49cm e 3.250kg.

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Olá,

Compreendo que a situação não é facil e é desesperante, mas um cão não é ensinado em dois dias. Demora tempo até que perceba o que pode e não pode fazer. Nós temos um cão que foi para a nossa casa com 2 meses e o início foi efetivamente terrivel, estragava tudo o que encontrava pela frente. Começámos a limitar-lhe o espaço, fechando portas e deixando brinquedos apelativos para ter com que se entreter durante o dia.
Sugiro que procurem um educador canino, que vos ajude.
Em relação às necessidades, por norma os cães fazem cocó após as refeições pelo que era importante leva-lo à rua após comer. Usámos também resguardos de cama e ele aprendeu a fazer lá.
A adoção de um animal requere muita paciência e responsabilidade. O que lhe posso dizer é que inicialmente connosco também foi difícil, mas hoje após 4 anos não me arrependo de todas as horas que dispensei a arrumar o que tirava do sitio e a limpar as asneiras.

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Não pensaram nisso tudo antes de adotar o cão? Um cão não é um brinquedo que se devolve.
Eles levam tempo a aprender...até lá é preciso paciência...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Mas o cão tem acesso a toda a casa? Nesta fase de aprendizagem (e sim, requer tempo e paciência), pode e deve limitar o espaço que o cachorro ocupa - cozinha, varanda se tiverem, para que seja mais fácil limpar a porcaria. Quando estão presentes não é tão crítico, mas à noite ou quando saem fechem as portas. Como já sugeriram, os resguardos dão muito jeito nesta fase.
Depois, tem de responsabilizar o seu namorado por educar e limpar a porcaria que o cão faz.
Quanto ao ladrar e uivar é mais complicado. Sugiro que contactem um treinador de cães.
Não está a exagerar quando se sente nervosa com esta situação, mas assumiram uma responsabilidade (provavelmente não na melhor altura) e agora têm de procurar soluções.

ana_cmagalhaes -
Offline
Desde 18 Out 2019

Olá Joana. Compreendo a frustração e porque já passei por algo semelhante (mas não estava grávida) com o meu ex-companheiro. No nosso caso, foi ele quem insistiu para ter o cão mas o trabalho todo sobrou para mim. Por muito que o tentasse ensinar, o que requereu imensa paciência e dedicação, ele fazia sempre imensas asneiras. Era um cão perdigueiro. Há cães que precisam de especial atenção porque precisam de gastar muito mais energia do que outras raças e claro que na impossibilidade de isso acontecer, o animal vai-se ''vingar'' naquilo que tem entre portas.
O que aprendi com esse cão (e que agora já não tenho porque o meu ex-companheiro quando saiu de casa levou-o) foi:

- Inicialmente e enquanto não fizesse tudo na rua, limitar um pouco o espaço. Não sei se tem varanda mas talvez limitar entre cozinha e varanda, para ele ter a opção de ir à varanda.

- Resguardos para as necessidades. Eu cheguei até a comprar um spray atrativo para ele ir lá fazer as necessidades. Quando fazia, era imediatamente recompensado. Sempre este sistema até ele perceber que era ali que tinha que fazer. Como já disseram acima, por norma após refeições eles fazem logo as necessidades e seria bom levá-lo à rua pelo menos de manhã ao acordar e antes de deitar. Havendo oportunidade, uma pequena volta durante o dia para mais um xixi também não faria mal.

- Tal como há sprays atrativos, há também repelentes e que eu colocava essencialmente em cortinas, sofás e esse tipo de coisas. Tapetes retirei-os todos senão ia estar constantemente a lavar e com o tempo acho que já nem o cheiro ia sair.

- O ladrar e uivar é chato. O nosso também o fazia. Tive inclusive vizinhos que se queixavam... e eu não tinha mesmo o que fazer. Era durante o dia e olhe..... ninguém me poderia dizer nada porque durante o dia os ''barulhos'' são permitidos. À noite já não o fazia pq estávamos em casa.

- Se puder compre um purificador de ar.

- Se souber de alguma escola que eduque cães, pode ser uma ajuda nesta fase em que está mais sensível.

- Quanto ao seu companheiro, convém que tenham uma conversa séria. Pois a situação não é benéfica para nenhuma das partes, especialmente para si.

Beijinhos querida *

Ana Cláudia Magalhães

ASGCL -
Offline
Desde 13 Dez 2022

Como já foi referido, limitar o espaço é fundamental.
O meu irmão comprou agora uma cadelinha. Ainda não tem sequer idade de ir à rua, portanto tudo é feito em casa.
Ele tem varanda, e é aí que faz as suas necessidades, ainda que volta e meia faça noutros sitios.

Mas, por exemplo, nunca entrou no quarto do meu irmão. A porta está sempre fechada.

E quando ele sai de casa, ela fica fechada no quarto que dá acesso à varanda.

Um treinador de cães tb pode ser uma boa ajuda.

JoanaC25 -
Offline
Desde 29 Jun 2016

Obrigada pelas dicas mamãs.
A questao dos disparates que ele faz é queão sao nada pequenos. Ele tem 8 meses mas pesa 50 kg, é um cão enorme e quando faz disparates conseguem imaginar o tamanho. Se fosse um cão pequeno se calhar não me fazia tanta confusão limpar a porcaria. E o meu namorado quer que ele ande a solta pela casa toda para se habituar e não me deixa sequer repreende-l0 quando ele faz disparates porque não quer que o cao fique com traumas, mas sem o repreender como é que ele sabe que está a fazer mal? Quando estou sozinha e o apanho a fazer xixi digo-lhe "não" em tom assertivo, mas quando o meu namorado está em casa nem isso ele me deixa fazer porque, segundo ele, isso traumatiza-o. Já tivemos outro cão que infelizmente morreu de parvovirose e nunca houve problema de repreende-lo e ensina-lo, desta vez nao sei que lhe esta a dar que nem um nao posso dizer ao animal! Quando o fomos buscar ele vinha cheio de pulgas e eu pedi ao meu namorado por favor enquanto o desparazitante nao fizesse efeito para nao o deixar ir para o sofa, e começou logo uma discussão por causa disso e acabou por o deixar ir, mesmo sabendo que ainda tinha pulgas!

Sobre JoanaC25

Última Pílula: 23/03/16
Última Menstruação: 23/03/18
- Ironicamente, exatamente 2 anos depois de iniciarmos treinos
Positivo: 04/05/18
DPP: 30/12/18
DN: 28/12/2018 às 23h00 com 49cm e 3.250kg.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Parece-me que o problema está mesmo na atitude do seu namorado e entendo perfeitamente a sua frustração. A única solução que vejo é mesmo irem juntos a um treinador de cães para lhe pôr algum juízo na cabeça.

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

O meu também é de porte grande e entendo a dimensão dos disparates. O nosso até roeu paredes 😏 mas também sempre o repreendemos de forma assertiva e nunca agressiva. Não acho que ele tenha traumas, nem de lá perto. Eu entendo que o ideal é o cão ter acesso à casa toda quando isso não causa transtorno. O nosso ja tem 4 anos e realmente tem acesso a mais coisas, mas a cozinha por exemplo está sempre fechada, ele é capaz de abrir os moveis se for preciso 😂 têm de chegar a um consenso, levar a um bom treinador ou algo do género. Tambem não me parece certo um cão de porte grande não saber que existe limites. Se já tem 50kg com certeza irá continuar a crescer. Convém colocar algumas regras… isto é o meu ponto de vista.

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Cm o bebé a caminho e uma criança de 4 anos em casa, tem mesmo de treinar muito bem o cão, levar o cão a gastar energia na rua e incutir-lhe muito bem limites de vários tipos. Um cão de grande porte sem treino e enfiado todo o dia num apartamento não é só um transtorno, é um perigo!

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Anotski85 escreveu:
Cm o bebé a caminho e uma criança de 4 anos em casa, tem mesmo de treinar muito bem o cão, levar o cão a gastar energia na rua e incutir-lhe muito bem limites de vários tipos. Um cão de grande porte sem treino e enfiado todo o dia num apartamento não é só um transtorno, é um perigo!

Esqueci-me de mencionar isto, é muito importante um cão deste porte gastar energia. Por aqui pra além dos passeios higiénicos fazemos um maior ao final do dia de aproximadamente 25min. Eles gastam muita energia a cheirar tudo o que lhes aparece à frente Sorriso com isto não quero dizer que o meu cão não faz asneiras, basta ver comida ao alcance dele que já era. Mas cabe-nos a nós diminuir o maximo de coisas possíveis para evitar as ditas asneiras.

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

JoanaC25 -
Offline
Desde 29 Jun 2016

Obrigada mamãs. Eu passeios não posso dar muitos, com o calor tenho-me sentido super mal e não consigo passar muito tempo na rua.

Tivemos agora nova discussão porque os vizinhos vieram-se queixar que o cao ladra e uiva imenso sempre que esta em casa sozinho. O meu namorado nao aceitou a crítica e respondeu mal aos vizinhos apesar de terem sido educados, e discutimos porque ele acha que não têm razão de queixa porque "eles também fazem barulho ", mas uma coisa é barulho normal de quando se vive num predio e outra coisa é um cão a ladrar e uivar sem parar horas seguidas. Estou numa pilha de nervos, farta de chorar, com o coração a mil e a tremer. Estou exausta disto 😭
Eu sei que a questão vai muito além do cao, ele não tem culpa nenhuma e so precisa de amor e treino e paciência. A questão por detras de tudo isto é a falta de empatia do meu namorado e as atitudes dele.

Sobre JoanaC25

Última Pílula: 23/03/16
Última Menstruação: 23/03/18
- Ironicamente, exatamente 2 anos depois de iniciarmos treinos
Positivo: 04/05/18
DPP: 30/12/18
DN: 28/12/2018 às 23h00 com 49cm e 3.250kg.

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Triste
Verifiquem com o veterinário também. Tenho um caso de uma vizinha aqui da rua, que o cão ladrava imenso e até à noite, porque os donos trabalhavam por turnos.o cão começou a tomar algo que o deixava mais tranquilo.
Espero que tudo melhore e cheguem a um consenso os dois.

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Sónia S. Silva -
Offline
Desde 21 Set 2021

Joana,
Calma, vai tudo ficar melhor! Eu tenho uma cadela de porte médio (25kg) e no início os cocós e chichis senhores...mas...é normal e uma coisa lhe digo, os cães (como nós), reagem muito a emoções e se, como imagino, o estão sempre a repreender e a gritar e a falar mal...acredite que ele cada vez vai é piorar...e a vossa relação também. Reforço positivo, sempre, e muito!Agora ele tb tem que sair....acho que um treinador é uma excelente ideia...e também um dogwalker, é mais uma despesa mas é inconcebível deixar um cachorro de 8 meses de 50kgs fechado em casa o dia todo... para a nossa arranjámos um dogwalker que a passeia 5 h por dia 4x por semana, levando-a a correr solta pela praia ou parques, além das nossas voltas higiénicas.
E como referiram, um cão desse tamanho destreinado é um perigo para todos...

Respire fundo, fale com o seu namorado a bem (olhe, reforço positivo como com o cão :), arranjem umas aulinhas com um treinador, saibam que treino requer paciência e reforço sempre positivo, e muito, muito passeio. Não é só a Joana a dar em doida, o animal também sofre,
Beijinhos!

Sónia Silva

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

É um cachorro de 50kg, vai fazer coisas tipicas de cachorro.
Precisa de gastar energia, correr, espaço, é normal.
Eu tive quase 10 anos (morreu a dias de completar 10 anos) uma cadela grande grande de 48-50 kg, sempre solta no quintal. Mesmo em adulta muitos canteiros foram à vida, fazia escavações dignas de coveiro, os cocós são proporcionais porque um animal destes come bastante. Não a consigo imaginar dentro de casa, era completamente incompatível pela natureza do animal. Só o ladrar vigoroso, as corridas que dava, a brutidade normal de um animal grande e saudável. Há animais que não dá mesmo.
Veja com o seu namorado muito bem a questão, se ele gosta de animais irá compreender que cingir um bicho assim não é benéfico.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

JoanaC25 escreveu:
Obrigada mamãs. Eu passeios não posso dar muitos, com o calor tenho-me sentido super mal e não consigo passar muito tempo na rua.
Tivemos agora nova discussão porque os vizinhos vieram-se queixar que o cao ladra e uiva imenso sempre que esta em casa sozinho. O meu namorado nao aceitou a crítica e respondeu mal aos vizinhos apesar de terem sido educados, e discutimos porque ele acha que não têm razão de queixa porque "eles também fazem barulho ", mas uma coisa é barulho normal de quando se vive num predio e outra coisa é um cão a ladrar e uivar sem parar horas seguidas. Estou numa pilha de nervos, farta de chorar, com o coração a mil e a tremer. Estou exausta disto 😭
Eu sei que a questão vai muito além do cao, ele não tem culpa nenhuma e so precisa de amor e treino e paciência. A questão por detras de tudo isto é a falta de empatia do meu namorado e as atitudes dele.

Eu gosto tanto de animais que até sou vegetariana, mas um cão a ladrar horas a fio dentro de um apartamento é de enlouquecer e não há amor aos animais que nos valha.
Eu já estive nessa posição de ter uns vizinhos com um cão que ladrava imenso, aquele bichinho nunca saía de casa, nos meses em que aquele casal lá viveu (por acaso foi pouco tempo) eu nunca vi o cão, ao contrario dos outros cães do prédio que via 2/3 vezes por dia a ser passeados. Ainda por cima o casal pouco tempo passava em casa, todas as noites saiam depois do jantar e só voltavam pelas 23h ou 24h, e o cão a ladrar. Passavam fins de semana inteiros fora, e o cão a ladrar. Ainda por cima ladrava à porta do apartamento e fazia eco no corredor... Só quem passa por isto pode imaginar a loucura que é.
O seu marido está a ter uma grande falta de respeito por toda a gente, vizinhos, mulher e inclusive filhos. Já pensaram que daqui a um ano vão ter um bebe a querer gatinhar?! E não vai educar o cão?
Eu ia mesmo a um tratador, calculo que não seja barato, mas quem quer animais tem de saber que isto pode acontecer. No ano passado eu gastei cerca de 4000€ com as minhas gatas porque ambas adoeceram gravemente. Acontece.

Beatriz Taborda -
Offline
Desde 10 Maio 2023

Olá mamã! Também adotei um cão agora no final da minha gravidez e tem a vantagem de eu estar em casa e de conseguir ir passear com ele, limpar a porcaria e de ter um quintal em que ele pode fazer as necessidades, apesar de as vezes também me pegar com o meu namorado porque tem preguiça de limpar os cocos dele e eu não consigo estar muito tempo abaixada. Contudo, a adoção de um animal foi ponderada por ambos, com pros e contras e com acordos feitos por ambos para que não tivéssemos esse tipo de problemas. O cão será treinado porque já temos uma criança de 7 anos e teremos um bebé daqui a 2 meses.
Por isso, após ler o seu desabafo pergunto, sem maldade: não pensaram antes de adotar um cão? Não consideraram o fato de viverem num apartamento e adotarem um cão de grande porte? Não pensaram como seria a vossa vida com o cão? Não pensaram como seria a vossa rotina com um cão é um bebé? Adotaram apenas porque acharam fofinho é engraçado sem considerarem as responsabilidade de acarretam?
Espero que não leva a mal, mas não consigo perceber como adotam os animais e depois querem-nos descartar como se de um móvel de tratasse. É necessário ter responsabilidades, é necessário tempo para educar, porque um cão bebé é como um criança, é preciso tempo para ensinar e se não tinham esse tempo então não deveriam ter adotado o cão.
Devem chegar a um acordo entre vocês, devem tentar estabelecer uma rotina e colocar o cão numa escola de treino, porque é um cão grande e com crianças e bebes não é boa ideia ser indisciplinado. Se não conseguirem o acordo, então pensem no bem estar do cão e dêm para adoção, mas desta vez com cabeça e para alguém que não se descarte dele, não merece ser descartado uma segunda vez. E da próxima pensem em tudo antes de adotarem o que quer que seja.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Tem mesmo de passear o cão várias vezes por dia, aproveite que agora já não está calor.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Tem de haver muuuuuita disponibilidade de tempo e muuuuuuuuuuuuuuita paciência para educar um cão. Por mim falo, passei por isso uma vez e jurei para nunca mais. Basicamente só prai aos 2 anos ele estava realmente ensinado. Mesmo assim exige passeios para a higiene e para espairecerem também, esteja calor, esteja frio, estejam a chover pedras. Até lá é uma constante de casa em limpeza profunda, isso ou aquele fedor fantástico. Nunca me imaginaria na vida com um cão jovem e um recém nascido.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Aqui gostávamos muito de ter um cão, o miúdo então!... mas sabemos perfeitamente que não temos vida nem condições para. Nem espaço, nem tempo, nem dinheiro. Seria uma completa irresponsabilidade.
Acho que deviam ponderar bem e falar os dois, dividir responsabilidades se querem ficar com ele e, absolutamente, treinar o animal, ae não vocês, um profissional.
Como disseram acima, um cão não treinado e um bebé não combinam bem.

Eu chateava-me à séria com o namorado se não houvesse abertura para discutir seja o que fosse!...