Recuperação de peso no pós-parto🤱🏼 | De Mãe para Mãe

Recuperação de peso no pós-parto🤱🏼

Responda
46 mensagens
BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

Olá‼️

Fui Mamã há 9 meses e ainda estou a amamentar. O parto foi de cesariana pois o meu bebé era grande. Tem sido um desafio, mas tem corrido bem. É um bebé maravilhoso. Porém, gostaria de colocar uma questão relativamente ao pós-parto. Na gravidez aumentei 26 kg e não foi de comer. Foi uma gravidez difícil. Bebé grande, muita retenção de líquidos, muitas dores nas articulações e a partir das 23 semanas comecei a ter contrações. Desde o nascimento do meu bebé que não perdi quase peso nenhum, ainda tenho muita barriga e ainda sinto incomodo na zona abdominal. A cinta faz-me sentir um pouco melhor, mas não é algo definitivo. Pensei que a amamentação pudesse ajudar na perda de peso após o parto, mas julgo que não será o meu caso, por enquanto... 🤷🏼‍♀️

❓Questão: Eu sei que varia de mulher para mulher, mas tendo em conta, de que possa existir uma determinada percentagem de Mamãs que possa ser considerada mais comum, quanto tempo, mais ou menos, é que poderá levar para se conseguir melhorar a forma? É normal demorar muito tempo para voltar ao normal?

Obrigada! 😉

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Bem, eu perdi muito do peso que tinha ganho logo após o parto mas estes últimos 5 kg teimam em não ir embora. Comigo a amamentação também não resultou, mas confesso que sei que me porto mal na alimentação e não tenho paciência (nem tempo) para grandes exercícios. No entanto sei que é muito comum estes últimos kilos ficarem, agora se forem muitos é que não sei bem o que faria.... Talvez falar com uma nutricionista para começar...

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Olá!
Isso vai sempre variar muito de mulher para mulher... Tem a ver com a própria genética... Eu, por exemplo, só aumentei 6kg com a gravidez e quando voltei da maternidade pesava menos 1kg do que quando engravidei. A barriguinha de grávida desapareceu 1 semana após o parto. E após terem passado 2 meses desde que deixei de amamentar, continuo 3kg mais magra do que quando engravidei. Sei que devo esta "sorte" à boa genética que tenho, porque exercício físico não é comigo... Espertalhão
Mas conheço várias mamãs que demoraram largos meses, ou até mais de 1 ano, a recuperar a forma física. E não quer dizer que haja algo errado, simplesmente somos todas diferentes, temos de dar tempo ao tempo e aceitarmo-nos como somos. Mas claro que podemos e devemos tentar melhorar a nossa forma física, se for esse o nosso desejo, pois ter boa auto-estima é muito importante.
Tente fazer uma alimentação equilibrada, beber muita água e praticar exercício físico (nem que seja só caminhada já é bom). Eventualmente poderá consultar uma nutricionista, que com certeza a poderá ajudar.
Boa sorte e felicidades!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olha, na verdade não depende só de mulher para mulher mas sim de gravidez para gravidez ou então é a idade , pq eu tenho experiências diferentes. Ganhei o mesmo peso nas duas gravidezes, mas na primeira perdi tudo e mais alguma coisa ( só com amamentação) e ag não está a acontecer o mesmo.
Só me faltam perder 2 kg, mas já tinha 2 acumulados de uma outra gravidez q não evoluiu. E a barriga está péssima 🤦‍♀️
Espero deixar de amamentar para fazer alguma coisa tipo: fechar a boca lol 😵

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu engordo no pós parto, a mim a amamentação até me faz engordar, na gravidez é mais tranquilo. A minha barriga fica logo impecável, depois de 5 dias ninguém diz que tive um filho, mas o peso fica quase todo.
A ideia que tenho é que demora á volta de 9 meses.

MaryyC -
Offline
Desde 19 Nov 2018

Olha, tal como as mamãs dizem acima, depende da genética e da idade de cada uma.
No meu caso, ganhei 21kg com a gravidez,3 dias após o parto perdi 8 e até agora perdi +5. Ainda tenho uma luta de 8kg para chegar ao meu peso mas não está fácil, como n estou a amamentar comecei há umas semanas a "fechar a boca" e estou a começar a notar alguns resultados mas a celulite e algum inchaço na barriga ainda cá está. E exercício já tentei mas dói me tudo 😂 e o tempo também não é muito... Andava de rastos com a minha auto estima... E ainda se juntou a queda de cabelo 😱 mas lá ganhei coragem e tomei uma atitude... Mas é normal, o nosso corpo sofreu muitas alterações e no meu caso,já tinha uma garriguita antes de engravidar...

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Não te podemos responder a essas questões porque varia imenso.
Ha imenso fatores que em algumas mulheres funcionam, noutras não.
Eu sou como a MALT. Quando sai da maternidade ja levava vestida a roupa de antes de engravidar.
Mas por exemplo, eu toda a vida pratiquei desporto. E o meu metabolismo é muito rapido.
O que eu te aconselho: o basico que ja sabes.... alimentacao saudavel, muita agua, e alguma atividade fisica como por exemplo caminhadas, piscina. Nao comeces nada bruscamente sozinha.
Depois aconselho a ir a um especialista para fazeres exames e perceberes como é a tua composicao corporal. Assim poderas saber o que fazer.
Agora... nao comeces nada sozinha. Nem dietas ou exercicio fisico.

Caaj -
Offline
Desde 01 Out 2018

Olá! Eu engordei 17 kg na minha gravidez e ainda tenho mais 3 kg que estão difíceis de perder e também estou a amamentar. Noto que tenho muito mais celulite do que antes e o que me custa mais é a barriga, porque era lisinha e agora não tem nada a ver. Tive uma diástase abdominal que com sessões de abdominais hipopressivos desapareceu acima do umbigo mas abaixo continua igual ao que estava um mês após o parto e nota-se. Depende mesmo de mulher para mulher.

Tânia Rosário -
Offline
Desde 02 Nov 2014

No pós parto da primeira gravidez não me preocupei com nada e 6 meses depois tinha perdido 14kg, engordei 9kg na gravidez, não amamentei em exclusivo. Desta vez saí da maternidade a sentir me ainda grávida de 6 meses, e aliás fizeram questão de me dizer se tinha outro lá dentro. Isso mexeu comigo a nivel psicológico, nunca fui top model, mas era "normal". Tenho tentado ter uma alimentação mais equilibrada, mas depois tenho momentos em que faço cada disparate... o peso que ganhei já foi quase todo, mas ainda quero perder mais uns 5 kg (tinha 62 antes de engravidar e quero chegar aos 58, tenho 1.72 cm). Exercício nunca fiz e por isso estou flácida e cheia de celulite, e claro que agora fui tentar fazer e correu mal.... os musculos da barriga estavam separados ou levantados não sei explicar e fiquei com uma dorzita na zona da cesariana... por isso por agora não vou forçar. Vou subindo os 5 andares do meu prédio e levar o meu filho ao infantário a pé sempre que consigo. Mas sim, olhar para as minhas calças minúsculas e pensar que talvez não as volte a vestir deixa me muito triste mesmo.

fatimacosta_1991 -
Offline
Desde 05 Set 2013

Bom dia mamã, a questão do peso varia muito de pessoa para pessoa. Eu sempre tive algum medo do peso da gravidez pois sou daquelas pessoas que engorda com facilidade, tenho que ter sempre cuidado. Na gravidez engordei 12kg, nunca amamentei, e sem fazer rigorosamente nada de especial, 5 meses depois do parto estou com 16kg a menos. Passado 15 dias do parto já tinha perdido 9kg.

Fátima Costa

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

É tudo muito relativo, eu tinha ganho 11 kilos e perdi 13 logo nos primeiros 2 meses, mas depois recuperei essa diferença e neste momento até já engordei mais…
Eu diria que ao fim de 1 ou 2 meses nos vimos livres do edema e estamos com o metabolismo de novo normal, mas depois vai depender dos hábitos que adotamos e do bebé também… Se dormir mal de noite não terá disposição para exercício… A comida também é uma fonte de conforto a que às vezes recorremos para poder lidar com o stress desta novidade… Eu prometi a mim mesma que não me cobraria nada disso até a bebé ter 1 ano… Entrei agora em dieta Ufa!

carinasalgueiro -
Offline
Desde 23 Out 2013

Diz-se que se demora os mesmo 9meses a ir ao “lugar”...
No seu caso uma vez que está a dar de mamar e já passaram 9 meses fale com o seu médico para fazer uns exames e ver como está tudo (tiróide, etc) e depois talvez inicie com uma nutricionista.
Cada mulher e única e o seu corpo igual... não reagem da mesma forma, deve tratar de si para se sentir bem 😉🍀

BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

Olá Mamãs‼️

Quanto à questão colocada, quanto tempo, mais ou menos, é que poderá levar para se conseguir melhorar a forma no pós-parto: pela análise que fiz das vossas respostas, tendo em consideração, que varia de gravidez para gravidez, a genética e a idade, é que o período de perda de peso mais comum poderá ir até aos 12 meses. Como ainda vai nos 9 meses, ainda estou no intervalo de tempo provável. E também mediante alguns casos, após a amamentação, também poderá melhorar. 🍀

Obrigada pelo vosso feedback.😉❤️

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá, por aqui não me queixo. Dois filhos e peso menos do que pesava e a barriga está lisa, como sempre.
Cheguei ao final das gravidezes com 80 kg (1m78) e cheguei a ter 60kg 6 meses após o parto. Felizmente recuperei e estou com 66kg, nem gorda nem magra. Deixei de amamentar aos 23 meses. Establizei no peso 12 meses após o parto.
Fiz o que sempre fiz: comer pouco de cada vez, grávida ou a amamentar, sem dietas. Como o útero regrediu mto depressa saí da maternidade já sem barriga.
Aos 6 meses voltei ao pilates, tbm fiz recuperação pós parto na segunda ronda (havia lá mamas de cesariana).
Na segunda gravidez demorei mais um mês a recuperar, mas aos 4 meses já estava de bikini na praia.
No seu caso, já pediu ajuda? Tente pilates clínico e faça uma avaliação para ver se tem diastase abdominal (pode justificar a barriga). E, apesar de amamentar, pode fazer uma "dieta" que a ajude a perder peso de forma saudável, desde que bem aconselhada.
Mas sim, o tempo ajuda imenso, mas temos de fazer por isso.
Felicidades!

BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

janew escreveu:
Olá, por aqui não me queixo. Dois filhos e peso menos do que pesava e a barriga está lisa, como sempre.
Cheguei ao final das gravidezes com 80 kg (1m78) e cheguei a ter 60kg 6 meses após o parto. Felizmente recuperei e estou com 66kg, nem gorda nem magra. Deixei de amamentar aos 23 meses. Establizei no peso 12 meses após o parto.
Fiz o que sempre fiz: comer pouco de cada vez, grávida ou a amamentar, sem dietas. Como o útero regrediu mto depressa saí da maternidade já sem barriga.
Aos 6 meses voltei ao pilates, tbm fiz recuperação pós parto na segunda ronda (havia lá mamas de cesariana).
Na segunda gravidez demorei mais um mês a recuperar, mas aos 4 meses já estava de bikini na praia.
No seu caso, já pediu ajuda? Tente pilates clínico e faça uma avaliação para ver se tem diastase abdominal (pode justificar a barriga). E, apesar de amamentar, pode fazer uma "dieta" que a ajude a perder peso de forma saudável, desde que bem aconselhada.
Mas sim, o tempo ajuda imenso, mas temos de fazer por isso.
Felicidades!

Obrigada pela partilha, janew‼️

Quanto à minha situação, já falei com o médico e, tendo em consideração, a gravidez que tive, ter sido a primeira, ter 40 anos, ter sido cesariana e ter suspendido a metformina (tenho resistência à insulina), que seria esperado demorar muito mais tempo a recuperar. 🤷🏼‍♀️

Felizmente, não tenho diástese abdominal. O meu útero recuou bem e muito pouco tempo após o parto. Não me foi aconselhável fazer dietas, mas faço uma alimentação saudável e equilibrada. E até como, relativamente, pouco. O único exercício recomendado foi caminhar devido a outros problemas, mas sou bastante activa!

O médico no início ficou um pouco preocupado comigo, mais pela parte psicológica, porque estava dentro do IMC e o meu corpo aumentou exponencialmente com a gravidez. Pois o meu organismo adaptou-se completamente ao tamanho do bebé que era muito saudável, mas bastante grande, tanto que, houve incompatibilidade com o canal de parto, por isso, teve de ser cesariana.

Foi complicado, mas correu bem!🙏🏻

Entretanto, dos 26kg que ganhei na gravidez, perdi 14kg, falta perder 12kg para atingir o peso anterior à gravidez. Apenas, parece que estou a demorar mesmo muito mais tempo para que o meu abdómen recolha mais. E também receio não conseguir perder o peso a mais. Julgo que, é uma preocupação normal de quem passa por isso! Nunca estive acima do peso, mas há sempre uma primeira vez!

Claro que, não acredito em milagres, sou bastante racional, e estou convicta de que o tempo ajuda, mas eu sou daquelas que faz por isso! 😉

A minha questão aqui no fórum, teve como objetivo conhecer outras experiências e encontrar uma média referente ao tempo de recuperação e verificar se me encaixava nessa mesma média, ou não!

Felicidades! 😊

TaRiMa -
Offline
Desde 02 Maio 2017

Ola Bluebutterfly!
Como eu percebo cada palavra...tambem engordei 20kg na gravidez e tambem nao foi pelo que comi pois enjoei os 9 meses, fiz uma barriga tao grande que fiquei com 2 dedos de diastase nos musculos abdominais, hoje o meu bebe tem quase 2 anos, ainda amamento (fiz amamentaçao em livre demanda) e levei 18 meses a recuperar quase por completo o peso que tinha (faltam 2 kg mas para quem ganhou 20, o que sao 2kg?!)... quanto à barriga nunca mais foi a mesma, costumo brincar e dizer que cada vez que olhar p a minha barriga me vou lembrar do barrigao gigante! A gravidez é todo um processo de transformação, ha coisas que voltam a ser como eram (mas poucas) e ha coisas que mais vale aceitarmos com amor pois foi graças a essa transformaçao que somos maes!

Sobre TaRiMa

28.Fev O feijãozinho anunciou se Sorriso
Em Novembro fomos abençoados <3

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

BlueButterfly escreveu:

Obrigada pela partilha, janew‼️
Quanto à minha situação, já falei com o médico e, tendo em consideração, a gravidez que tive, ter sido a primeira, ter 40 anos, ter sido cesariana e ter suspendido a metformina (tenho resistência à insulina), que seria esperado demorar muito mais tempo a recuperar. 🤷🏼‍♀️
Felizmente, não tenho diástese abdominal. O meu útero recuou bem e muito pouco tempo após o parto. Não me foi aconselhável fazer dietas, mas faço uma alimentação saudável e equilibrada. E até como, relativamente, pouco. O único exercício recomendado foi caminhar devido a outros problemas, mas sou bastante activa!
O médico no início ficou um pouco preocupado comigo, mais pela parte psicológica, porque estava dentro do IMC e o meu corpo aumentou exponencialmente com a gravidez. Pois o meu organismo adaptou-se completamente ao tamanho do bebé que era muito saudável, mas bastante grande, tanto que, houve incompatibilidade com o canal de parto, por isso, teve de ser cesariana.
Foi complicado, mas correu bem!🙏🏻
Entretanto, dos 26kg que ganhei na gravidez, perdi 14kg, falta perder 12kg para atingir o peso anterior à gravidez. Apenas, parece que estou a demorar mesmo muito mais tempo para que o meu abdómen recolha mais. E também receio não conseguir perder o peso a mais. Julgo que, é uma preocupação normal de quem passa por isso! Nunca estive acima do peso, mas há sempre uma primeira vez!
Claro que, não acredito em milagres, sou bastante racional, e estou convicta de que o tempo ajuda, mas eu sou daquelas que faz por isso! 😉
A minha questão aqui no fórum, teve como objetivo conhecer outras experiências e encontrar uma média referente ao tempo de recuperação e verificar se me encaixava nessa mesma média, ou não!
Felicidades! 😊

Pelo que descreve, está na média. Sorriso
O anormal é o que me aconteceu, até me perguntavam se estava doente. Tive bebes grandes (exigiram mto de mim, fisicamente).
Tenho uma cunhada que só no último ano é que voltou ao que era (mas sempre foi pesada), mas tbm só começou a comer melhor já depois do 1 ano (sem dietas). A miúda está a fazer 3 anos. Outra ficou sempre com barriguinha, mas ganhou-a qdo começou a trabalhar, ainda antes de engravidar. As minhas amigas perderam o peso e ficaram mais ou menos igual. Há uns meses encontrei uma colega do curso de pós parto que estava bem mais magra (uns 2 anos após o parto)!
Qdo falo em "dietas" (sou anti dietas parvas) é mais numa alimentação equilibrada e sem abusos, eliminando (ou reduzindo) os alimentos nada saudáveis. Provavelmente é o que faz, a amamentar não pode fazer mto mais.
Se juntar exercícios moderados, é dar tempo ao tempo, que volta "ao lugar". Tornei-me fã do pilates (clínico, que sofro da coluna) que me permite ir mantendo a forma sem exigir demasiado do meu organismo. Ótimo para a postura, barriga, soalho pélvico e, acima de tudo, conviver.
Ah... Tbm já vou a caminho dos 40 (a "velhice" como costumo dizer na brincadeira). Haja saúde, o resto vai com o tempo.
Bjs!!!
BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

TaRiMa escreveu:
Ola Bluebutterfly!
Como eu percebo cada palavra...tambem engordei 20kg na gravidez e tambem nao foi pelo que comi pois enjoei os 9 meses, fiz uma barriga tao grande que fiquei com 2 dedos de diastase nos musculos abdominais, hoje o meu bebe tem quase 2 anos, ainda amamento (fiz amamentaçao em livre demanda) e levei 18 meses a recuperar quase por completo o peso que tinha (faltam 2 kg mas para quem ganhou 20, o que sao 2kg?!)... quanto à barriga nunca mais foi a mesma, costumo brincar e dizer que cada vez que olhar p a minha barriga me vou lembrar do barrigao gigante! A gravidez é todo um processo de transformação, ha coisas que voltam a ser como eram (mas poucas) e ha coisas que mais vale aceitarmos com amor pois foi graças a essa transformaçao que somos maes!

Obrigada TaRiMa pelo pensamento bonito! É verdade que o sentimento agregado à transformação corporal, visto de uma perspectiva poética, é sem dúvida belo. Será esse pensamento e sentimento que faz sentido ter sempre, independentemente, de se conseguir recuperar ou não, a forma física. São marcas que nos relembram o maior e melhor presente que a vida nos podia dar, um bebé! ❤️

BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

janew escreveu:

BlueButterfly escreveu:
Obrigada pela partilha, janew‼️
Quanto à minha situação, já falei com o médico e, tendo em consideração, a gravidez que tive, ter sido a primeira, ter 40 anos, ter sido cesariana e ter suspendido a metformina (tenho resistência à insulina), que seria esperado demorar muito mais tempo a recuperar. 🤷🏼‍♀️
Felizmente, não tenho diástese abdominal. O meu útero recuou bem e muito pouco tempo após o parto. Não me foi aconselhável fazer dietas, mas faço uma alimentação saudável e equilibrada. E até como, relativamente, pouco. O único exercício recomendado foi caminhar devido a outros problemas, mas sou bastante activa!
O médico no início ficou um pouco preocupado comigo, mais pela parte psicológica, porque estava dentro do IMC e o meu corpo aumentou exponencialmente com a gravidez. Pois o meu organismo adaptou-se completamente ao tamanho do bebé que era muito saudável, mas bastante grande, tanto que, houve incompatibilidade com o canal de parto, por isso, teve de ser cesariana.
Foi complicado, mas correu bem!🙏🏻
Entretanto, dos 26kg que ganhei na gravidez, perdi 14kg, falta perder 12kg para atingir o peso anterior à gravidez. Apenas, parece que estou a demorar mesmo muito mais tempo para que o meu abdómen recolha mais. E também receio não conseguir perder o peso a mais. Julgo que, é uma preocupação normal de quem passa por isso! Nunca estive acima do peso, mas há sempre uma primeira vez!
Claro que, não acredito em milagres, sou bastante racional, e estou convicta de que o tempo ajuda, mas eu sou daquelas que faz por isso! 😉
A minha questão aqui no fórum, teve como objetivo conhecer outras experiências e encontrar uma média referente ao tempo de recuperação e verificar se me encaixava nessa mesma média, ou não!
Felicidades! 😊

Pelo que descreve, está na média.
O anormal é o que me aconteceu, até me perguntavam se estava doente. Tive bebes grandes (exigiram mto de mim, fisicamente).
Tenho uma cunhada que só no último ano é que voltou ao que era (mas sempre foi pesada), mas tbm só começou a comer melhor já depois do 1 ano (sem dietas). A miúda está a fazer 3 anos. Outra ficou sempre com barriguinha, mas ganhou-a qdo começou a trabalhar, ainda antes de engravidar. As minhas amigas perderam o peso e ficaram mais ou menos igual. Há uns meses encontrei uma colega do curso de pós parto que estava bem mais magra (uns 2 anos após o parto)!
Qdo falo em "dietas" (sou anti dietas parvas) é mais numa alimentação equilibrada e sem abusos, eliminando (ou reduzindo) os alimentos nada saudáveis. Provavelmente é o que faz, a amamentar não pode fazer mto mais.
Se juntar exercícios moderados, é dar tempo ao tempo, que volta "ao lugar". Tornei-me fã do pilates (clínico, que sofro da coluna) que me permite ir mantendo a forma sem exigir demasiado do meu organismo. Ótimo para a postura, barriga, soalho pélvico e, acima de tudo, conviver.
Ah... Tbm já vou a caminho dos 40 (a "velhice" como costumo dizer na brincadeira). Haja saúde, o resto vai com o tempo.
Bjs!!!

Obrigada janew pela dica, relativamente, ao Pilates. Sem dúvida que, poderá ser uma ajuda importante na questão da postura exercitando a contração da barriga... como também tenho problemas de coluna até poderá ser uma mais valia.

Quanto à idade, à medida que avança torna-se tudo mais difícil. Porém, apesar do tempo não perdoar e de andar muito cansada, ainda me sinto muito longe da “idade da loba” ou por outras palavras, da crise dos 40...😀
Tem toda a razão, ter saúde é muito importante para a nossa qualidade de vida.
Beijinhos

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Vale o que vale, mas eu, depois do parto, passei a usar diariamente um creme reafirmante e anti-celulítico específico para a barriga e notei bastantes resultados. Primeiro usei um da mustela específico para o pós-parto (não sei se ainda existe) e depois um comum, de várias marcas (elancyl, lierac, vou variando). Eu tive uma gravidez gemelar, fiz uma barriga absolutamente gigante (embora "só" tenha aumentado 18kg) e ainda assim consegui escapar com zero estrias (aqui penso que é mesmo a parte genética que determina tudo), mas a barriga estava um horror. Aos poucos começou a melhorar qualquer coisa e posso dizer que a flacidez diminuiu bastante. Logo que pude retomei o ginásio, isso sem dúvida que ajuda.

BlueButterfly -
Offline
Desde 01 Ago 2011

guialmi escreveu:
Vale o que vale, mas eu, depois do parto, passei a usar diariamente um creme reafirmante e anti-celulítico específico para a barriga e notei bastantes resultados. Primeiro usei um da mustela específico para o pós-parto (não sei se ainda existe) e depois um comum, de várias marcas (elancyl, lierac, vou variando). Eu tive uma gravidez gemelar, fiz uma barriga absolutamente gigante (embora "só" tenha aumentado 18kg) e ainda assim consegui escapar com zero estrias (aqui penso que é mesmo a parte genética que determina tudo), mas a barriga estava um horror. Aos poucos começou a melhorar qualquer coisa e posso dizer que a flacidez diminuiu bastante. Logo que pude retomei o ginásio, isso sem dúvida que ajuda.

Por acaso, utilizo cremes desde a gravidez. Inicialmente, na gravidez experimentei da mustela, mas o cheiro incomodava-me, depois foi da ISDIN, mas era tremendamente caro, depois experimentei o da Bio-Oil, e adorei. 💚

No pós-parto parto, utilizei nívea que também me fazia sentir bem, e agora, recentemente, tenho utilizado um da vasenol cuidado intensivo para recuperação da pele, e parece ser bom!👍🏻

Tive muita sorte, apesar da barriga ter ficado super gigante na gravidez, também não fiquei com estrias, pelo menos, por enquanto não tenho avistado! Espero assim continuar. 🙏🏻

Tentarei fazer igual e assim que puder, volto a praticar desporto, pois jogo Ténis, e já tenho saudades!!! 😀

Obrigada guialmi! 😉

AndreiaSPA -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Olá mamãs!
Bom eu sou uma das "sortudas", que engordou muito pouco na gravidez toda 6 Kg apenas, também já era para o gordinha. Conclusão depois do pequeno nascer fiquei mais magra do que estava antes de engravidar, saí da maternidade normalíssima, a vestir a minha roupa de sempre, e devo dizer que tinha menos barriga do que tenho agora! Felizmente não fiquei com estrias, mas também colocava um creme da barral próprio, depois de nascer coloquei nívea e agora, estupidamente não ponho nada…. ;/
Noto que a parte da minha barriga abaixo do umbigo ficou com uma prega gigante de gordura/pele, sei lá, que não tinha e fiquei...detesto para ser sinceramente, parece um autêntica bóia! Enfim...São cicatrizes do amor….infelizmente também não sou dado ao exercício, mas faço, ou pelo menos tento ao máximo fazer uma alimentação equilibrada!

2 IIU no HSM; A caminho da FIV-IVI(exatamente 5 anos depois, será agora?- SIM FOI AGORA!!!!!! )
Porque o que não nos destrói, torna-nos mais FORTES!

Maarsol -
Offline
Desde 29 Out 2018

Eu no meu caso se não estou em erro devo ter engordado uns 14 quilos mais coisa menos coisa, foi tudo pra miúda Gargalhadas
E ainda fiquei mais magra que o meu peso antes de estar grávida mas que ficou ali um bocado de barriga toda coiso ficou mas pronto Cara séria Exercícios sou mega preguiçosa única solução é fechar boca a certos tipos de comida embora coma de tudo um pouco mas sem exageros. E tive também a sorte de conseguir mesmo que tenha sido pouco tempo ainda a consegui amamentar Anjinho

CFFA -
Offline
Desde 08 Maio 2018

Engordei 25kg na gravidez e nasceu de 36s (se tivesse chegado às 40 ou 41s nem quero imaginar) e neste momento já voltei só peso normal... No entanto estou com muita celulite nas pernas e a barriga ainda continua flácida 🤦‍♀️

CFFA -
Offline
Desde 08 Maio 2018

Engordei 25kg na gravidez e nasceu de 36s (se tivesse chegado às 40 ou 41s nem quero imaginar) e neste momento já voltei só peso normal... No entanto estou com muita celulite nas pernas e a barriga ainda continua flácida 🤦‍♀️

CFFA -
Offline
Desde 08 Maio 2018

Engordei 25kg na gravidez e nasceu de 36s (se tivesse chegado às 40 ou 41s nem quero imaginar) e neste momento já voltei só peso normal... No entanto estou com muita celulite nas pernas e a barriga ainda continua flácida 🤦‍♀️

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu demorei 2 anos Sorriso ganhei 17kilos e no parto ficaram 7, amamentei e estagnei nos 7, gradualmente ao longo dos 2 anos fui perdendo volume e peso, (acho que fiz muita retençao de liquidos também). Fui mãe aos 34 anos e a barriga nunca mais foi a mesma. Noto aqui mamãs de sucesso pelo que li- óptimo! Que bom!! - mas desculpem me a indelicadeza aquilo que mais ha vista são mamãs como eu lol! Barriguinhas k nao foram ao lugar, corpos transformados nas gravidezes!! Prato do dia. Mamãs que têm filhos antes dos 30 ja noto que voltam à forma mais facilmente.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

VitaminaABC escreveu:
Eu demorei 2 anos ganhei 17kilos e no parto ficaram 7, amamentei e estagnei nos 7, gradualmente ao longo dos 2 anos fui perdendo volume e peso, (acho que fiz muita retençao de liquidos também). Fui mãe aos 34 anos e a barriga nunca mais foi a mesma. Noto aqui mamãs de sucesso pelo que li- óptimo! Que bom!! - mas desculpem me a indelicadeza aquilo que mais ha vista são mamãs como eu lol! Barriguinhas k nao foram ao lugar, corpos transformados nas gravidezes!! Prato do dia. Mamãs que têm filhos antes dos 30 ja noto que voltam à forma mais facilmente.

Sim, é bastante comum ficar a barruiguita, basta ver na rua.
Mas não depende só da idade. Talvez seja genética/sorte/cuidados, ou de tudo um pouco.
Fui mãe aos 30 e aos (quase) 34, tenho estrias da adolescência e pesava 75 kg aos 16 anos (sou alta e de constituição larga). A minha mãe é gordita, a minha irmã tbm, cheguei a ter hipotiroidismo há uns anos, mas parece que eu saí ao pai (versão feminina dele). Até engordei com o casamento (4 kilitos em cima)!
Sempre pensei que depois de ter filhos voltasse a ficar mais pesada, com pneuszitos e ganhasse estrias. Mas não, emagreci. Talvez aos 40s.
Tive alguns cuidados com a alimentação e faço algum exercício físico (ajuda deixar o carro em casa). Nada de mais. E tive a sorte de não ter retenção de líquidos, nem excesso de fome.
Os filhos "só" me trouxeram insónias e, com isso, olheiras (e cabelos brancos, dores nas costas, ...). Afinal os 30s já pesam.
É o que é.

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Eu fui mãe aos 34 anos e recuperei muito rápido, como já referi, fruto de boa genética (já a minha mãe recuperou muito rápido a forma física após a gravidez e ainda por cima de gémeas).
Se houve mais mamãs, que recuperararam rápido a forma, a manifestar-se neste tópico, isso não deve ser motivo de "indelicadeza", como diz. Se as mamãs que demoraram mais tempo a recuperar, ou não recuperaram mesmo, não se quiseram manifestar mais nesta publicação, não vejo mal nenhum nisso, todas sabemos que esses casos existem e provavelmente são a maioria. Mas isso não é motivo para as que recuperaram bem terem de ficar caladas para não ferirem susceptibilidades. Acho que todos os testemunhos são válidos e somos "mães reais" na mesma.

VitaminaABC escreveu:
Eu demorei 2 anos ganhei 17kilos e no parto ficaram 7, amamentei e estagnei nos 7, gradualmente ao longo dos 2 anos fui perdendo volume e peso, (acho que fiz muita retençao de liquidos também). Fui mãe aos 34 anos e a barriga nunca mais foi a mesma. Noto aqui mamãs de sucesso pelo que li- óptimo! Que bom!! - mas desculpem me a indelicadeza aquilo que mais ha vista são mamãs como eu lol! Barriguinhas k nao foram ao lugar, corpos transformados nas gravidezes!! Prato do dia. Mamãs que têm filhos antes dos 30 ja noto que voltam à forma mais facilmente.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

MALT escreveu:
Eu fui mãe aos 34 anos e recuperei muito rápido, como já referi, fruto de boa genética (já a minha mãe recuperou muito rápido a forma física após a gravidez e ainda por cima de gémeas).
Se houve mais mamãs, que recuperararam rápido a forma, a manifestar-se neste tópico, isso não deve ser motivo de "indelicadeza", como diz. Se as mamãs que demoraram mais tempo a recuperar, ou não recuperaram mesmo, não se quiseram manifestar mais nesta publicação, não vejo mal nenhum nisso, todas sabemos que esses casos existem e provavelmente são a maioria. Mas isso não é motivo para as que recuperaram bem terem de ficar caladas para não ferirem susceptibilidades. Acho que todos os testemunhos são válidos e somos "mães reais" na mesma.

VitaminaABC escreveu:Eu demorei 2 anos ganhei 17kilos e no parto ficaram 7, amamentei e estagnei nos 7, gradualmente ao longo dos 2 anos fui perdendo volume e peso, (acho que fiz muita retençao de liquidos também). Fui mãe aos 34 anos e a barriga nunca mais foi a mesma. Noto aqui mamãs de sucesso pelo que li- óptimo! Que bom!! - mas desculpem me a indelicadeza aquilo que mais ha vista são mamãs como eu lol! Barriguinhas k nao foram ao lugar, corpos transformados nas gravidezes!! Prato do dia. Mamãs que têm filhos antes dos 30 ja noto que voltam à forma mais facilmente.


Eu percebo o que que VitaminaABC quis dizer. Claro que há mães que recuperam a forma super rapidamente, toda a gente sabe isso, mas num tópico em que o assunto é NÃO recuperar a forma facilmente, acaba por ser mais produtivo (para quem está nessa situação) ler testemunhos de quem se confrontou com essas dificuldades e o que fez ou não fez para reverter a situação. Não quer dizer que as outras tenham de ficar caladas, aliás, a VitaminaABC disse que a "indelicadeza" era sua, não de quem comentou.
Dou um exemplo. Aparecem imensos tópicos de mães cujos filhos falam tarde e estão preocupadas. Eu nunca comento dizendo "ah, as minhas filhas aos dois anos exprimiam-se muito bem, conseguiam inclusive contar uma história" (o que é verdade). Posso dar dicas, fazer alertas, mas não falo da minha experiência pessoal porque não ajuda nada quem está preocupado - toda a gente sabe que há crianças de 2 anos que falam perfeitamente...
E sim, a idade não é determinante mas conta muito, assim como a genética, o peso pré-gravidez, o aumento de peso na gravidez, os cuidados pós-gravidez...é um mix.

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Eu percebi que a VitaminaABC disse que a indelicadeza era sua e não de quem comentou, tal como percebi o que ela quis dizer. E continuo a achar que todos os comentários são válidos, até porque quando fiz o meu, fiz questão de salientar que acho que sou uma sortuda pela boa genética que tenho, pois a maioria das mamãs que conheço teve mais dificuldade em recuperar a forma física, e tentei dar o meu contributo para ajudar a mamã que abriu o tópico com a sua questão, salientando a importância da alimentação e exercício físico, pois o mais comum não são casos como o meu. Não queria, de todo, atrapalhar em vez de ajudar.

guialmi escreveu:

MALT escreveu:Eu fui mãe aos 34 anos e recuperei muito rápido, como já referi, fruto de boa genética (já a minha mãe recuperou muito rápido a forma física após a gravidez e ainda por cima de gémeas).
Se houve mais mamãs, que recuperararam rápido a forma, a manifestar-se neste tópico, isso não deve ser motivo de "indelicadeza", como diz. Se as mamãs que demoraram mais tempo a recuperar, ou não recuperaram mesmo, não se quiseram manifestar mais nesta publicação, não vejo mal nenhum nisso, todas sabemos que esses casos existem e provavelmente são a maioria. Mas isso não é motivo para as que recuperaram bem terem de ficar caladas para não ferirem susceptibilidades. Acho que todos os testemunhos são válidos e somos "mães reais" na mesma.

VitaminaABC escreveu:Eu demorei 2 anos ganhei 17kilos e no parto ficaram 7, amamentei e estagnei nos 7, gradualmente ao longo dos 2 anos fui perdendo volume e peso, (acho que fiz muita retençao de liquidos também). Fui mãe aos 34 anos e a barriga nunca mais foi a mesma. Noto aqui mamãs de sucesso pelo que li- óptimo! Que bom!! - mas desculpem me a indelicadeza aquilo que mais ha vista são mamãs como eu lol! Barriguinhas k nao foram ao lugar, corpos transformados nas gravidezes!! Prato do dia. Mamãs que têm filhos antes dos 30 ja noto que voltam à forma mais facilmente.

Eu percebo o que que VitaminaABC quis dizer. Claro que há mães que recuperam a forma super rapidamente, toda a gente sabe isso, mas num tópico em que o assunto é NÃO recuperar a forma facilmente, acaba por ser mais produtivo (para quem está nessa situação) ler testemunhos de quem se confrontou com essas dificuldades e o que fez ou não fez para reverter a situação. Não quer dizer que as outras tenham de ficar caladas, aliás, a VitaminaABC disse que a "indelicadeza" era sua, não de quem comentou.
Dou um exemplo. Aparecem imensos tópicos de mães cujos filhos falam tarde e estão preocupadas. Eu nunca comento dizendo "ah, as minhas filhas aos dois anos exprimiam-se muito bem, conseguiam inclusive contar uma história" (o que é verdade). Posso dar dicas, fazer alertas, mas não falo da minha experiência pessoal porque não ajuda nada quem está preocupado - toda a gente sabe que há crianças de 2 anos que falam perfeitamente...
E sim, a idade não é determinante mas conta muito, assim como a genética, o peso pré-gravidez, o aumento de peso na gravidez, os cuidados pós-gravidez...é um mix.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?