Quero adotar, mas nao sei como é... | De Mãe para Mãe

Quero adotar, mas nao sei como é...

Responda
11 mensagens
Mumy Rock -
Offline
Desde 19 Ago 2009

Olá meninas, Olá! eu tenho 18 aninhos, e ja sou mama de um menino de kuase 2 anos, e uma menina de um mes... Espertalhão
Apesar de poder ter filhos biologicos, gostaria muito de adotar uma criança!!!
Nao se assustem, nao pretendo adotar agora, pois inda sou muito nova e tenho duas crianças ainda muito pekeninas, mas tenho este sonho dez de pekenina, de dar uma familia a uma criança ke necesite!!! Sonhador E o ke é certo, é ke nao paro de pensar nisso! A pensar
Mas eu gostaria ke me dixexem como é, pa ter alguma idea do ke se vai passar kando eu pretender adotar. Ha e preferia adotar crianças entre os 3 e os 7 anos... Piscar o olho Aki vai as minhas perguntas:

-Com que idade se pode adotar uma criança? Confuso

-Quantas crianças se pode adotar? (Tipo se hover dois irmaos, posso adotar logo os dois?) Confuso

-Quanto tempo demora esses prosesos? Confuso

-Que pedem para os procesos? (Advogado, ke decomentos?) Confuso

-Que tipo de pubecibilidades pedem numa adoçao? (Tipo, o ordenado, casa, etc..) Confuso

-E que condiçoes para o bem estar da criança pedem? Confuso

-Quem escolhe as crinaças? (Somos nós ke vamos a um orfanato e escolhemos, ou sao os donos do orfanato ke nos entregam?) Confuso

Estas sao as minhas perguntas, se alguem me puder responder a estas questoes, ou contar esperiencia, Espertalhão Sonhador ficava muito agradecida, Grande abraço eu pretendo adotar, kuando os meus piolhos tiverem mais ou menos, 5 e 7 anos, mas ainda é uma coisa muito de se pensar!!! A pensar Bjokas pa todas!!! Beijinho

Sobre Mumy Rock

"Nem sempre o que nós desejamos é o que realmente nós queremos!
Tem tudo o seu tempo, e um dia quando já poder, eu sei que vou querer tanto como eu desejo! Sorriso "
Cada dia para mim é uma luta, mas cada luta vencida é uma grande vitoria!

Carolina dos Anjos -
Offline
Desde 29 Jul 2009

Ao lêr o teu topico fiquei estupefacta quando uma rapariga de 18 com 2 filhos quer adoptar outra cirnaça. Com decorrer da leitura vi que não era para agora.

Não sei como ajudar-te nesse sentido. apenas queria dar os parabéns pela vontade que tem.

também penso adoptar uma criança.

mais uma vez os meus parabéns e pelas bb que já tem.

Felicidades....

sjs -
Offline
Desde 11 Fev 2009

olá.

No site da segurança social podes recolher muita informação.
Acho que é lá que se dá entrada do pedido e depois vai haver entrevistas, exames etc para dar seguimento ao teu pedido mas pormenores não sei.
o site é www.seg-social.pt

bjs

yoko -
Offline
Desde 15 Maio 2009

muitos parabens pela tua decisao! Tambem é uma coisa que eu gostava muito de fazer! Quero ter pelo menos um filho meu, mas adorava poder adoptar mais um!

Na minha opiniao, apos vverificares se ha alguma idade limite ou inicial, deves começar logo a tratar disso. tanto quanto sei são processos que demoram imenso tempo! e alem disso pode ser que fiques primeiro como familia de acolhimento enquanto o processo nao se finaliza.

Quanto a condiçoes, tambem teram que ser avaliadas uma vez que ja tens dois pequerruchos. Terás que ter espaço em casa e na carteira para suportar mais uma ou duas crianças.

Força!!!

Sobre yoko

* Rafael * 05 de Junho 2010 * 5,010kg * 55cm www.tudesdeoinicio.blogs.sapo.pt
www.miminhosdayoko.blogspot.com
Madrinha da cris e zé for ever Sorriso

Mumy Rock -
Offline
Desde 19 Ago 2009

Olá keridas, Olá! obrigado pela força ke me dao, Grande abraço e pela a ajuda, eu estou mesmo decidida, keru adotar uma ou duas crianças, por mim era já, mas nao posso, Chorão tive lá no site da segurança social, nao pexebi gande coisa, mas ja esclareci me um pouco!!! Tb fikei pensando de como estes procesos demoram alguns anos, e se eu nao poderia cumeçar ja o processo? A pensar Mas axu ke nao, nem me deixavam, com duas crianças tau pekeninas, eu tau nova, e ainda nao com as condiçoes ke deverei ter, ninguem me vai deixar começar o proceso, Coração despedaçado é ke assim adientava trabalho, para na altura certa ja ter o ou os filhos, ke estao á minha espera!!! Espertalhão Mas tenho ke ter paciencia. A justiça é um pouco injusta, Que raivaaa!!! mas tb é para o bem destas crianças ke já passaram por tanto...
E pa todas as meninas ke tb pretedem adotar, força aí!!! Sorriso Vcs tb têm um filho vos esperando!!! Piscar o olho Bjokinhas. Beijinho

Sobre Mumy Rock

"Nem sempre o que nós desejamos é o que realmente nós queremos!
Tem tudo o seu tempo, e um dia quando já poder, eu sei que vou querer tanto como eu desejo! Sorriso "
Cada dia para mim é uma luta, mas cada luta vencida é uma grande vitoria!

Aitax -
Offline
Desde 20 Nov 2008

Ola, eu tenho 3 filhotes e ainda assim também gostaria de vir a adoptar uma criança, existem tantas abandonadas que precisam tanto do carinho e do aconchego de uns papás... o nosso mundo é muito cruel...

Deixo-te algumas informações que espero que possam esclarecer-te.

Mil beijinhos e parabéns pela tua decisão e coragem, certamente terás esse novo filhotinho e serás para ele um porto seguro...

Informação produzida e actualizada pela
Direcção-Geral da Segurança Social

O que é a adopção?

É o vínculo que, à semelhança da filiação natural, mas independentemente dos laços de sangue, se estabelece legalmente entre duas pessoas. Este vínculo constitui-se por sentença judicial proferida em processo que decorre no Tribunal de Família e Menores.
Existem dois tipos de adopção que se distinguem, fundamentalmente, quanto aos seguintes aspectos:

ADOPÇÃO PLENA

O adoptado adquire a situação de filho do adoptante, integrando-se na sua família, extinguindo-se as relações familiares entre a criança e os seus ascendentes e colaterais naturais.
O adoptado perde os seus apelidos de origem.
Em determinadas condições o nome próprio do adoptado pode ser modificado pelo tribunal, a pedido do adoptante.
Não é revogável, nem mesmo por acordo das partes.
Os direitos sucessórios dos adoptados são os mesmos dos descendentes naturais.

ADOPÇÃO RESTRITA

O adoptado conserva todos os direitos e deveres em relação à família natural, salvas algumas restrições estabelecidas na lei.
O adoptante poderá despender dos bens do adoptado a quantia que o tribunal fixar para alimentos deste.
O adoptado pode receber apelidos do adoptante, a requerimento deste, compondo um novo nome, em que figure um ou mais apelidos da família natural.
Pode ser revogada se os pais adoptivos não cumprirem os seus deveres. Pode ser convertida em adopção plena mediante requerimento do adoptante e desde que se verifiquem as condições exigidas.
O adoptado ou os seus descendentes e os parentes do adoptante, não são herdeiros uns dos outros, nem ficam reciprocamente vinculados à prestação de alimentos.

Quais são os requisitos gerais da adopção?

A adopção só será decretada quando:

. se fundamente em motivos legítimos;

. apresente reais vantagens para o adoptando; (1)

. não envolva sacrifício injusto para os outros filhos do adoptante; (2)

. seja razoável supor que entre o adoptante e o adoptando se estabeleça um vínculo semelhante ao da filiação.

Quem pode ser adoptado?

Quer na adopção plena quer na adopção restrita podem ser adoptados os menores:

. filhos do cônjuge do adoptante;

. confiados ao adoptante, mediante confiança, administrativa ou judicial, ou medida de promoção e protecção de confiança com vista à adopção.

Desde que, à data da entrada do processo no Tribunal, tenham idade:

. inferior a 15 anos.

. inferior a 18 anos, se não forem emancipados e tiverem sido confiados aos adoptantes ou a um deles com idade não superior a 15 anos ou se forem filhos do cônjuge do adoptante.

(1) Criança a adoptar
(2) Pessoa que pretende adoptar

Quem pode adoptar?

ADOPÇÃO PLENA

. Duas pessoas casadas ou em união de facto há mais de 4 anos e não separadas judicialmente de pessoas e bens ou de facto, se ambas tiverem mais de 25 anos;

. Uma pessoa se tiver:

. mais de 30 anos;

. mais de 25 anos, se o menor for filho do cônjuge do adoptante;

. Só pode adoptar quem não tiver mais de 60 anos à data em que o menor lhe tenha sido confiado, excepto se este for filho do cônjuge.

. A partir dos 50 anos, a diferença de idades entre o adoptante e o adoptado não pode ser superior a 50 anos, excepto se o menor a adoptar for filho do cônjuge do adoptante ou em situações especiais.

ADOPÇÃO RESTRITA

Pessoas com mais de 25 anos e até 60 anos, se completados à data em que o menor lhes tenha sido confiado, excepto se este for filho do cônjuge.

O que deve fazer para se candidatar a adoptante?

Dirija-se à entidade competente:

. Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência;

. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, se residir nesta cidade;

. Instituto de Acção Social, se residir nos Açores;

. Centro de Segurança Social, se residir na Madeira.

Compareça à entrevista informativa para que for convocado.

Nesta entrevista é informado sobre:

. A realidade da adopção, seus objectivos, procedimentos e desenvolvimento do respectivo processo;

. Requisitos e condições legais a cumprir;

. Processo de candidatura, formulários e documentos necessários ao processo, que deve preencher e apresentar posteriormente.

Quais são as etapas seguintes à apresentação da candidatura?

. A entidade competente, onde foi apresentada a candidatura, procede a uma avaliação social e psicológica do candidato, emitindo a respectiva decisão sobre a candidatura no prazo de 6 meses. O candidato, que tiver sido seleccionado, fica a aguardar que lhe seja apresentada proposta de criança a adoptar.

. Após apresentação desta proposta, segue-se um período que tem por objectivo o conhecimento e aceitação mútuos entre a criança e o candidato a adoptante. Concluída, favoravelmente, esta fase, a criança é confiada ao candidato a adoptante, ficando em situação de pré-adopção por um período não superior a 6 meses, durante o qual a entidade competente procede ao acompanhamento e avaliação da situação.

. Verificadas as condições para ser requerida a adopção é elaborado relatório que é remetido ao candidato e que deve acompanhar o pedido de adopção ao Tribunal de Família e Menores da sua área de residência, ficando o processo concluído depois de proferida a sentença.

ADOPÇÃO INTERNACIONAL

Como proceder?

Se o candidato a adoptante residir em Portugal e pretender adoptar criança residente no estrangeiro?

. Deve dirigir-se à entidade competente da sua área de residência.

Ver "O que deve fazer para se candidatar a adoptante”

. Após selecção, a candidatura é transmitida, através da Autoridade Central Portuguesa (3), à entidade competente do país de origem do menor a adoptar.

Se o candidato a adoptante residir no estrangeiro e pretender adoptar menor residente em Portugal?

. Deve dirigir-se à entidade competente do país onde reside.

. Após selecção, a candidatura é transmitida, por esta entidade, à Autoridade Central Portuguesa (3).

Só são encaminhadas para adopção internacional as crianças que não encontrem candidatos a adoptantes residentes em Portugal

(3) Direcção-Geral da Segurança Social

PARA MAIS INFORMAÇÕES DIRIJA-SE AOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

DA SEGURANÇA SOCIAL DA SUA ÁREA DE RESIDÊNCIA

In: http://www.seg-social.pt/

Ainda:

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL...&paged=1&ipp=5

Mumy Rock -
Offline
Desde 19 Ago 2009

Obrigada pela informaçao miga, e espero ke tu tb consigas adotar um filhote, pox este mundo é tau cruel, e estes anjinhos nao merecem esta maldade, eles pesisao de familia, passar um natal feliz, um aniversário, etc, boa sorte!!! bjoka

Sobre Mumy Rock

"Nem sempre o que nós desejamos é o que realmente nós queremos!
Tem tudo o seu tempo, e um dia quando já poder, eu sei que vou querer tanto como eu desejo! Sorriso "
Cada dia para mim é uma luta, mas cada luta vencida é uma grande vitoria!

ma_la -
Offline
Desde 09 Mar 2010

hola, tenho 28 anos de idade, estou gravida de 30 semana
e quero doar o meu bebê,para mim não foi uma decisao facil de si tomar, mais eu ja decir que é o melhor para mim e para o bebê.
Ja tenho dois filhos, um menino de 9 anos e uma menina de 3 anos.
e os amo.
muito de vocês podem esta pensando que sou um monstro ou algo assim, mais ninguem pode mi julgar , porque so eu sei os motivos que me levarm a tomar essa decisão...abrir as pernas sim,e gostei,
( me desculpem pela expressão).
falo isso porque sei que muitos iram falar isso, e a gravidez aconteceu por um facilo meu, pois sou uma mulher de 28 e sei muito bem como evitar uma gravidez indesejada, mais são coisas q acontecem com qualquer pessoa, porque somos seres humanos e cometemos erros.
ja vi muitas reportagen de bebês ainda com o cordao umbilical
abandonadas em beira de uma estrada, ou em um lixao.... mais não é essa a decisao que tomei, quero apenas uma familia que possa oferecer a essa criança o que eu não posso, não falo so financeiramente,falo de educaçao, bem-estar....um futuro digno.
se algun de vocês estiverem interessadas em mi ajudar e não me julgar,e quer ou sabe de alguma familia que queira adotar um bebê, ou uma instituiçao de adoção aqui em portugal,onde eu possa obter informaçoes sobre esse assunto, por favor
entrem em contato comigo pelo email: [email protected]

Sobre ma_la

ma_r_ta

taniaaraujo -
Offline
Desde 12 Mar 2010

ola muito bem , eu tb quero adoptar um bebe tb tenho 18 anos :x tenho um filho
mas meu sonho e adoptar um bebe , eles precisam odeio ver bebes tao fofos e lindos assim abandonados Triste

taniaaraujo -
Offline
Desde 12 Mar 2010

voce vai ter coragem de doar um bebe ?? Choque!
nao julgo mas claro era uma coisa k eu nk teria coragem de fazer Triste
eu amava adotar mas tenhu 18 anos ainda :x

martita -
Offline
Desde 22 Fev 2007

Boa noite ma_la.
Percebi que a tua decisão é também feita com muito amor a esse ser que está em formação ainda. Ninguém está cá para julgar ninguém.
Sugiro que procures a Segurança Social e fales abertamente das tuas intenções. Não dês o teu filhote a ninguém sem ser de forma legal. Poderás ter problemas sérios com isso e pior, o teu filho poderá ser "adoptado" por pessoas menos boas.
Tens tb a possibilidade de pedir ajuda a instituições como a AJUDA DE MÃE ou AJUDA DE BERÇO. São pessoas que vão orientar todo o processo e até ajudar-te com os outros filhotes.
Confia nestas pessoas porque já têm muita experiências. Não confies em ninguém que parace pela internet com "boa vontade". Hoje em dia tem muitas pessoas que fazem trafico de crianças e portugal não é excepção.
Também podes ligar para a linha SOS Criança e pedir ajuda, para q te encaminhem para o lugar certo.

Não sei mais o qu te dizer, ou como te ajudar.
Só pedir a Deus que te ampare e ampare os teus filhos. Porque ninguém nasce por acaso...

Qualquer coisa estarei aqui.

Beijinho marta

Sobre martita

_________________________________________________________
www.martaebruno.blogspot.com
**** E o sonho realizou-se a Dez de 2010 ****
Espertalhão Madrinha do André da Martassm Espertalhão
Sorriso Madrinha e Afilhada de treinos da OlgaMourato Sorriso