Normal?! A minha sogra tomar banho nua com neta de 7 anos?? | De Mãe para Mãe

Normal?! A minha sogra tomar banho nua com neta de 7 anos??

Responda
50 mensagens
Filipa Ferreira5 -
Offline
Desde 08 Abr 2023

Boa noite a todas as mamãs do Fórum 😊

Hoje ouvi da boca da minha filhota de 6 anos (praticamente 7, irá fazê-los em Agosto) que a avó (a minha sogra) tomava banho com ela, quando ela estava lá em casa. E eu perguntei "mas como? Entra para a banheira contigo?" e a minha filhota respondeu que sim. E eu perguntei se entrava com cuecas e soutien, porque seria mais "normal", dado que se trata de um poliban comprido e que, se a avó der banho à neta, acaba por se molhar toda também. Ou com uma roupa de andar por casa. Mas não, a minha filha disse-me que a avó dizia "bem, já que me vou molhar toda e amanhã vou trabalhar cedo, aproveito e tomo já o banho contigo, pode ser?" e claro que a menina, super inocente, diz que sim. A minha filha confirmou-me que a minha sogra entra com ela no poliban, nua, e tomam banho as duas.
Fiquei o dia todo a remoer nisto. E cresceu-me de imediato uma raiva imensa porque, para além de ser algo com o qual eu não concordo (eu, que sou mãe dela, nunca fiz isso, muito menos agora com a idade dela, que já não é nenhuma bebé, é bastante crescida!!), o pior de tudo, a meu ver é no meu coração, é que ela o fez totalmente sem eu saber de nada (pelos vistos, já o fez várias vezes!!) e claro, se eu não sabia de nada, é porque ainda menos pediu o meu consentimento!!
Algumas de vocês até podem achar algo banal ou normal...mas eu sinto-me muito mal com o facto de isto ter acontecido nas minhas costas e sem alguém me ter perguntado se eu autorizava que isso acontecesse!
Sou eu que estou a exagerar, ou isto, de facto, não é normal e ultrapassa o mínimo de respeito para com a minha filha e para comigo, enquanto mãe??
Pior...ainda hoje de manhã, quando soube disto pela minha filha, confrontei logo o pai nesse sentido...a reacção dele foi neutra, normal, banal, como se de nada de importante se tratasse. Como se eu lhe tivesse dito que havia queijo no frigorífico. Fiquei atónita a olhar para ele. E perguntei-lhe o porquê de não reagir a isto e ele limitou-se a desculpar a mãe: "ah, sim, ela deve fazer isso quando a menina está lá em casa, porque se molha toda a dar-lhe o banho e então fica logo com o banho tomado também". Fiquei furiosa, porque estamos a falar de algo que eu, pelo menos eu, enquanto mãe, considero delicado em relação à nossa filha e ele, simplesmente, desvalorizou a 100% e ainda desculpou a mãe dele, neste sentido!
Bem, depois disto, nem sei o que fazer...a única coisa que me ocorreu logo, para além da fúria que senti, foi nunca mais deixar a minha filha tomar lá banho.
Desculpem mas, na verdade, apenas pretendo saber a vossa opinião, se estou a exagerar ou não, porque isto é o que eu sinto, enquanto mãe...
A minha relação com a minha sogra não é a melhor, desde há uns anos para cá. Depois do que me fez, vejo que o que ela quer sempre é mandar em tudo, decidir tudo por mim e pelo filho dela e, não só de agora, mas nesta situação, quer armar-se em mãe da minha filha e tomar este tipo de decisões sozinha, como se eu não contasse para nada. Isto não é um tipo de decisões que ela possa tomar por mim, mãe, ou pelo pai!! É ridículo como há pessoas que não se coibem de passar por cima das outras e que não sabem o seu lugar.

Obrigada, mamãs.
É um pedido de ajuda mas, também, um desabafo...

Beijinhos para todas 😘❤️

Filipa

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Boa noite,
Sim, na minha perspectiva não há nada de mal no comportamento da sua sogra. Porque é que acha um comportamento tão reprovável?

Wait a miracle -
Offline
Desde 02 Out 2018

Olá, não conhecendo a vossa relação nem a vossa história, eu não vejo nada de mal. Tomo banho com o meu filho, como em tempos tomei com a minha mãe ou com a minha tia. Não vejo mal nenhum na nudez neste sentido. Aliás prefiro que ele desde cedo perceba as coisas, de quem o pode ver nu, de quem lhe pode ou não tocar, se ele quer ou não.

CatOli -
Offline
Desde 21 Dez 2022

Vou ser sincera, não acho mal o que ela faz mas também não me sentiria confortável se estivesse no seu lugar e também não iria gostar e tão pouco querer que continuasse. Fale com ela calmamente e educadamente (se for opção) e explique que não se sente confortável com isso e que gostaria que ela deixasse de o fazer. E também logo vê a reação dela e o que ela diz. O meu filho tem 4 anos e toma banho sozinho. Ele já se lava e eu vou lá (do lado de fora e completamente vestida) ajuda lo. Mas se tiver que tomar banho com ele (ou ele com o meu marido) também tomo sem problema nenhum. O meu filho sempre me viu nua no banho a mim e ao meu marido e não vejo mal nisso. Mas claro com outras pessoas não sei se me sentiria bem...

leonorguedes26 -
Offline
Desde 09 Mar 2023

Olá mamã. Eu percebo o que estás a dizer. Como as outras dizem por um lado é uma atitude e um pensamento normal que a sogra teve.
Mas concordo que o estranho é passar se algumas vezes sem nunca ser mencionado. Acho que se a fosse buscar e a sogra mencionasse olha dei lhe banho e para não me molhar entrei no banho com ela ou qqlr coisa assim não haveria problema nenhum. E poderia haver problema na mesma, a mae tem todo o direito de não permitir que mais ninguém se dispa a frente da sua filha. Porque não se pode normalizar qqlr pessoa fazer isso. Imaginem se fosse o sogro com a filha. Acho que muita gente mudaria essa opinião só pelo fato de ela já ser mais crescida e não queremos que pense que os homens podem andar nus ao lado dela.
Fale com a sua sogra se não quer que ela o faça mais, é um direito seu dizer que ela não o pode fazer

Deia 16 outra vez -
Offline
Desde 06 Mar 2023

Na minha opinião esta a exagerar, e não consigo mesmo perceber o que de tão errado tem tomar banho com a neta. Acho q como disse a sua relação com ela não e das melhores o q a leva a exaltar isto

Sónia S. Silva -
Offline
Desde 21 Set 2021

Eu não tenho nada contra a nudez dos pais... Das outras pessoas tenho que confessar que me faria confusão e não gostaria, mesmo que fossem os meus pais. Mas isso é porque sou um bocado conservadora, cada um é como é. Por isso percebo o seu desconforto. A minha questão é que teria sido mais fácil, se é algo que sente tanto, acertar logo essas coisas de inicio se a sua filha toma banho lá. É que não avisando que se sente desconfortável, a senhora tb não adivinha e para ela será normal. Comunicação apenas. Acho só exagerada essa 'raiva', em relação à atitude, aí claramente fruto da má relação, é também não acho que deva passar a ideia à sua filha que é algo de mal. Beijinhos .

Sónia Silva

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Na minha opinião está a exagerar totalmente. E parece-me pelo seu discurso que já existe aí uma sexualizacao da questão... Ora não tem mal algum a sua filha tomar banho com a avó. Mas qual é o mal? Em muitas piscinas públicas as pessoas tomam banho juntas, claro que separadas mas estao nuas. Qual o motivo de você não tomar banho com a sua filha? Também lhe esconde a nudez por achar errado? Acho que você é que tem de trabalhar essas questões e não a sua sogra.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Sim, está a exagerar.
Algo tão banal e, a meu ver, não há mesmo necessidade de pedir autorização.
O seu marido não desculpou a mãe, falou-lhe com a normalidade da situação.
Agora raiva porquê? Claramente que o problema não é o tomar banho mas sim a vossa relação que já viu dias melhores.
Pode até proibir mas tem noção que pode passar à sua filha que esteve a fazer algo “errado”?
Só falaria caso visse que a menina fique incomodada com o banho, mas pelo que descreve isso não acontece.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Andreissse escreveu:
Na minha opinião está a exagerar totalmente. E parece-me pelo seu discurso que já existe aí uma sexualizacao da questão... Ora não tem mal algum a sua filha tomar banho com a avó. Mas qual é o mal? Em muitas piscinas públicas as pessoas tomam banho juntas, claro que separadas mas estao nuas. Qual o motivo de você não tomar banho com a sua filha? Também lhe esconde a nudez por achar errado? Acho que você é que tem de trabalhar essas questões e não a sua sogra.

Muito bem dito, nem me lembrei das piscinas

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Acho que está a exagerar, mas também não vai deixar de se sentir assim, por dizermos a nossa opinião e que não tem mal.
Acho que deve pensar em como resolver a questão que a incomoda, se a incomoda não tem de aceitar, nem vai deixar de a incomodar de repente. Pense se o que incomoda é ser a sua sogra ou o facto da menina tomar banho com a avó.

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Compreendo a sogra, juntou o útil ao agradável e acabou por despachar o banho dela e da neta. Se eu acharia aceitavel a minha sogra fazer isso com a minha filha? Não de todo. Talvez esta questão vem muito da educação e apesar de não ter sido das educações mais conservadoras, a intimidade era preservada.
Se eu estivesse no seu lugar e para não haver conflitos, simplesmente a menina deixava de tomar banho na casa da avó.

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Olá, também não vejo mal nenhum.
Como queria que a sogra desse banho á criança num poliban? Vestida? Não dá...
Se a incomoda, não deixe então que a criança tome banho na casa da sua sogra.
Diga que não é preciso tomar lá banho e vem tomar banho a casa, ajudada pela mãe.
A nudez é um aspecto normal, não deve ser levado com tantos preconceitos.
Às vezes tomo banho com as minhas filhas no poliban, nua claro, para facilitar ajudar e ser mais rápido, não há problema, o corpo delas será um dia igual ao meu.
Se a sogra tomasse banho com a menina na banheira regularmente, talvez me fizesse confusão, por questões de higiene.
Já aconteceu com a minha filha e não gostei, embora admita que nas piscinas há N rabos desconhecidos lá dentro de molho.
Descomplique.
Acho que a questão terá mais a ver com a animosidade que sente pela sogra.
E se fosse a sua mãe a dar banho?

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Percebo que é uma situaçäo que pode causar algum desconforto, mas näo creio mesmo que seja motivo para se sentir täo irada, especialmente se a sua filha näo se sente incomodada.
Todos temos maneiras diferentes de lidar com a nudez, e é evidente que a família do seu marido encara o corpo com mais naturalidade, menos vergonha, menos preconceito. Por esta razäo, näo passou pela cabeça da sua sogra estar a questionar se podia tomar banho com a sua filha. É um banho.
.
Que diferença faz a roupa interior? Esconde as mamas e a zona genital? É o corpo humano, e a sua filha tem de conhecer a anatomia do corpo, assim como tem de aprender que existem diferenças entre o corpo de uma criança, de uma púbere, de um corpo adulto e um corpo maduro. Säo aprendizagens importantes. Näo há razäo para esconder.
Incomoda-a a proximidade com o corpo nu da avó? Mas mais uma vez, numa ida ä praia, ou ä piscina, a proximidade, o toque da pele com pele é o mesmo.
.
Penso que a Filipa tem de reflectir o que é que esta situaçäo representa para si. Para a sua sogra e marido é somente uma questäo de practicidade.
Se se sente desconfortável com isso, pode pedir ao seu marido que fale com a mäe, mas näo existe razäo para criar uma discussäo.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Uma criança de 6 anos já tem capacidade para tomar um duche sozinha, sem a avó ter de se colocar a jeito de ficar toda molhada. Pode conversar com o marido, explicar que a situaçäo a incomoda, mas que até se apresenta aqui uma oportunidade para facilitar a aquisiçäo de mais autonomia para a sua filha. A sogra pode ficar a tomar conta enquanto a menina se lava.
Desta forma näo poderá argumentar que fica toda molhada a dar banho ä neta.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu acho normalíssimo e é o que faço muitas vezes com os meus filhos (ambos, incluindo o meu filho de 8 anos, sendo que o meu filho é muito consciencioso em relação a nudez recusando-se, por exemplo, a tomar banho na natação, mas comigo não tem qualquer problema porque sempre foi normal em minha casa). Se a minha sogra fizesse o mesmo não ia achar estranho.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

speakout -
Offline
Desde 07 Dez 2009

Provavelmente eu também não ia gostar, mas eu simplesmente não deixo o meu filho a tomar banho na casa de ninguém. As pessoas quando têm responsabilidade aproveitam para exercer poder e eu opto por não pedir nenhum tipo de favores, para não ser surpreendida com decisões que vão contra aquilo que acredito. Nem sempre as relações são fáceis. É um tema difícil de abordar quando a relação é frágil e existe raiva. Tente acalmar se e não dizer nada enquanto estiver revoltada.

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Normal neste caso é um conceito relativo…
Se tem mal? Não tem… eu pessoalmente não gostaria, nem percebo a necessidade já que estamos a falar de uma menina com idade para saber tomar banho sem auxílio.
Eu que tenho uma sogra difícil iria optar por não entrar em confronto e explicaria que a filha já tem idade para ser mais autónoma e que têm de trabalhar todos em conjunto para esse desenvolvimento, nomeadamente promover que tome banho sozinha.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

E se fosse a avó materna? Haveria este incomodo?
Eu cá tenho os meus arrufos com a sogra, felizmente nada de importante (mais um choque geracional). A questão central é a relação entre a minha filha e a avó. É muito cúmplice, adoram-se e tenho a certeza que a minha sogra a ama mais que tudo e nada fará para a prejudicar por isso não azedo a relação delas com os meu arrufos. Eu sou eu, a minha filha é a minha filha, não transporto para a relação delas as minhas diferenças com a avó. Confio na avó e reconheço-lhe a responsabilidade e seriedade merecedora da minha confiança, nem me sinto minimamente insegura com a minha autoridade. Enquanto está com a neta é ela que toma as decisões, exceto algo importante, claro.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Andreissse escreveu:
Na minha opinião está a exagerar totalmente. E parece-me pelo seu discurso que já existe aí uma sexualizacao da questão... Ora não tem mal algum a sua filha tomar banho com a avó. Mas qual é o mal? Em muitas piscinas públicas as pessoas tomam banho juntas, claro que separadas mas estao nuas. Qual o motivo de você não tomar banho com a sua filha? Também lhe esconde a nudez por achar errado? Acho que você é que tem de trabalhar essas questões e não a sua sogra.

Também notei uma sexualização da questão mas sinceramente nem me apeteceu entrar por ai por cansaço. Nos últimos dias tenho assistido a uma discussão de pais a propósito da educação sexual na escola e identidade de género tão ignorante, transfóbica, homofóbica e ultra-conservadora que me sugou a energia.

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

fmmartins escreveu:
E se fosse a avó materna? Haveria este incomodo?
Eu cá tenho os meus arrufos com a sogra, felizmente nada de importante (mais um choque geracional). A questão central é a relação entre a minha filha e a avó. É muito cúmplice, adoram-se e tenho a certeza que a minha sogra a ama mais que tudo e nada fará para a prejudicar por isso não azedo a relação delas com os meu arrufos. Eu sou eu, a minha filha é a minha filha, não transporto para a relação delas as minhas diferenças com a avó. Confio na avó e reconheço-lhe a responsabilidade e seriedade merecedora da minha confiança, nem me sinto minimamente insegura com a minha autoridade. Enquanto está com a neta é ela que toma as decisões, exceto algo importante, claro.

No meu caso, também não acharia bem caso fosse a minha mãe. Bem na verdade não é algo provável de acontecer, porque não é um hábito familiar.
Para quem nunca teve essa dinâmica nem com pais nem avós, pode causar alguma estranheza, principalmente se não estamos a falar de um “evento” isolado.
Nem é uma questão de sexualizar a situação, para mim seria apenas super estranho e desnecessário.
Há pessoas que lidam de forma mais descontraída com a nudez, é uma questão de hábito e “educação”, outras lidaram com mais recato.

Se vejo algum mal na situação relatada? Não. Mas também não vejo qual é a necessidade…

Emii -
Offline
Desde 14 Maio 2023

Acho normal. A tua sogra tem uma atitude mais relaxada em relação á nudez, como muitas pessoas têm, daí nem achar necessário mencionar porque ela própria vê isso como algo banal. A tua filha também parece confortável a tomar o banho com a avó que é o mais importante.

Mappi -
Offline
Desde 15 Set 2022

Desculpem lá mas compreendo perfeitamente o porquê desta mãe estar aborrecida com esta questão. Não se trata de uma questão de sexualização ou de conhecimento de corpo humano. Se a própria sogra achasse que não estava a fazer nenhum mal já teria falado nisto. Mas não. Foi a criança que falou no assunto. Porquê que esta sogra nunca disse que tomou banho com a criança? Porque sabia que provavelmente a mãe não iria se sentir muito a vontade com isto. No entanto, calou e continuou a fazê-lo. Pra mim isto é uma atitude desonesta. Se fosse assim uma.coisa tão inocente o assunto já teria vindo à baila. Desculpem mas eu também nao ia gostar e compreendo esta forista. Com nenhum dos avós deixo já a ressalva. Concordo que com essa idade a menina deveria ter mais autonomia na questão do banho. Deve-se educar as crianças na questão da anatomia sim mas não é com uma avó no chuveiro. Perdoem-me a franqueza.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mappi escreveu:
Desculpem lá mas compreendo perfeitamente o porquê desta mãe estar aborrecida com esta questão. Não se trata de uma questão de sexualização ou de conhecimento de corpo humano. Se a própria sogra achasse que não estava a fazer nenhum mal já teria falado nisto. Mas não. Foi a criança que falou no assunto. Porquê que esta sogra nunca disse que tomou banho com a criança? Porque sabia que provavelmente a mãe não iria se sentir muito a vontade com isto. No entanto, calou e continuou a fazê-lo. Pra mim isto é uma atitude desonesta. Se fosse assim uma.coisa tão inocente o assunto já teria vindo à baila. Desculpem mas eu também nao ia gostar e compreendo esta forista. Com nenhum dos avós deixo já a ressalva. Concordo que com essa idade a menina deveria ter mais autonomia na questão do banho. Deve-se educar as crianças na questão da anatomia sim mas não é com uma avó no chuveiro. Perdoem-me a franqueza.

É preciso ser-se muito ignorante sobre o comportamento das crianças para a avó pensar que a neta nunca iria comentar que tomou um duche com a avó. As crianças dizem tudo.
.
Se a criança fôr autónoma a tomar banho já não precisa da avó no chuveiro a ajudar, apenas na casa de banho para vigiar.

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Eu estou aqui desde ontem a tentar perceber qual o problema de uma criança tomar banho com a avó e juro que não consigo perceber...estão só a tomar banho

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Leticia _29 escreveu:
Eu estou aqui desde ontem a tentar perceber qual o problema de uma criança tomar banho com a avó e juro que não consigo perceber...estão só a tomar banho

Não há nenhum problema… mas qual é necessidade? Existe realmente algum motivo super válido que explique? A avó poupa 10 mins que iria gastar no seu banho posteriormente?!
Quem é que toma banho juntamente com outra pessoa regularmente?! Quem de nós, que temos filhos e lhes damos banho desde que nascem, para dar banho à criança se enfia na banheira e aproveita e toma logo banho? Sempre… em todos os banhos…
Não estamos a falar de uma criança pequenina… Claramente a menina em casa com a mãe é perfeitamente capaz de tomar banho sozinha.
E não é por ser segredo ou por não ter pedido autorização, isto já está relacionado com a má relação entre as duas senhoras. É porque realmente não faz sentido.
Se é um problema tomarem banho juntas? Não.

Mas Eu juro que não entendo o que tem de tão normal.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Mappi escreveu:
Desculpem lá mas compreendo perfeitamente o porquê desta mãe estar aborrecida com esta questão. Não se trata de uma questão de sexualização ou de conhecimento de corpo humano. Se a própria sogra achasse que não estava a fazer nenhum mal já teria falado nisto. Mas não. Foi a criança que falou no assunto. Porquê que esta sogra nunca disse que tomou banho com a criança? Porque sabia que provavelmente a mãe não iria se sentir muito a vontade com isto. No entanto, calou e continuou a fazê-lo. Pra mim isto é uma atitude desonesta. Se fosse assim uma.coisa tão inocente o assunto já teria vindo à baila. Desculpem mas eu também nao ia gostar e compreendo esta forista. Com nenhum dos avós deixo já a ressalva. Concordo que com essa idade a menina deveria ter mais autonomia na questão do banho. Deve-se educar as crianças na questão da anatomia sim mas não é com uma avó no chuveiro. Perdoem-me a franqueza.

Já se percebeu que o pai e avó da menina lidam com a situação com naturalidade. É natural que não vá pedir autorização para uma situação que para ela é banal. Pelo menos eu quando fico com crianças dos outros não ando a ligar para as mães a perguntar se podem comer um pão com manteiga ou se lhe posso limpar o rabo. Faço, se não gostarem, é só cá não voltarem. Acha que se pensa que do outro lado há algum problema de falta segurança e melindre nestas coisas? E que haja. Não deixem os filhos com ninguém.
As crianças dizem tudo, ninguém que lida com crianças pode achar que é um segredo 😀

leonorguedes26 -
Offline
Desde 09 Mar 2023

As crianças dizem tudo!
Peço muita desculpa mas isso é um conto de fadas. Infelizmente conheço de muitos casos de abusos sexuais em crianças que as crianças não disseram nada... Quando os membros ou não da família passam meses a preparar a criança para nao o fazer, banalizar situações e o esconder segredos dos pais...

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Eu acho que se dissesse podia parecer que não era natural, se pedisse autorização ia parecer que "havia algo ali".
Agora lembrei-me que a mãe de uma amiga da minha filha vai para casa dela passa a tarde a fazer-me:pode pintar as unhas? Pode tirar as meias e andar descalça? Pode beber um leite com chocolate?
Ao fim de uma vezes respondi a uma pergunta: se ela quiser, sim. Não tem nenhuma alergia a nada. Não pode fazer nada contra a vontade dela e não a deixes saltar da janela, de resto que se divirta 😀

fmmartins escreveu:

Mappi escreveu:Desculpem lá mas compreendo perfeitamente o porquê desta mãe estar aborrecida com esta questão. Não se trata de uma questão de sexualização ou de conhecimento de corpo humano. Se a própria sogra achasse que não estava a fazer nenhum mal já teria falado nisto. Mas não. Foi a criança que falou no assunto. Porquê que esta sogra nunca disse que tomou banho com a criança? Porque sabia que provavelmente a mãe não iria se sentir muito a vontade com isto. No entanto, calou e continuou a fazê-lo. Pra mim isto é uma atitude desonesta. Se fosse assim uma.coisa tão inocente o assunto já teria vindo à baila. Desculpem mas eu também nao ia gostar e compreendo esta forista. Com nenhum dos avós deixo já a ressalva. Concordo que com essa idade a menina deveria ter mais autonomia na questão do banho. Deve-se educar as crianças na questão da anatomia sim mas não é com uma avó no chuveiro. Perdoem-me a franqueza.

Já se percebeu que o pai e avó da menina lidam com a situação com naturalidade. É natural que não vá pedir autorização para uma situação que para ela é banal. Pelo menos eu quando fico com crianças dos outros não ando a ligar para as mães a perguntar se podem comer um pão com manteiga ou se lhe posso limpar o rabo. Faço, se não gostarem, é só cá não voltarem. Acha que se pensa que do outro lado há algum problema de falta segurança e melindre nestas coisas? E que haja. Não deixem os filhos com ninguém.
As crianças dizem tudo, ninguém que lida com crianças pode achar que é um segredo 😀

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

leonorguedes26 escreveu:
As crianças dizem tudo!
Peço muita desculpa mas isso é um conto de fadas. Infelizmente conheço de muitos casos de abusos sexuais em crianças que as crianças não disseram nada... Quando os membros ou não da família passam meses a preparar a criança para nao o fazer, banalizar situações e o esconder segredos dos pais...

Não é bem um conto de fadas. A nossa experiência pessoal também influencia as nossas atitudes.
Obviamente que nem toda a gente é igual, bem sei que nem toda gente é boa pessoa. Eu não sou uma leviana e despreocupada que mete a filha em risco. Só que olhando para a avó da minha filha e conhecendo-a como conheço e depois de tantos anos de convivência sou capaz de lhe confiar a menina de olhos fechados, independentemente das minhas coisas com ela.

Também sei que

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

São coisas completamente diferentes, não se vai começar a misturar tudo.
Nos meus filhos seria um segredo, possivelmente, sim. Eles nunca tomaram banho nos avós, eles nunca lá dormiram, os avós nunca os vestiram, nem sei bem se já mudaram uma fralda... Se fossem lá passar a tarde e de repente os miúdos foram à piscina e depois estão a tomar banho com eles. Acharia demasiado à 1a e se nem me dissessem, pior.
Agora algo que é habitual, que faz parte da rotina, não vejo o contexto para ir dizer, nem a maldade do ato.

leonorguedes26 escreveu:
As crianças dizem tudo!
Peço muita desculpa mas isso é um conto de fadas. Infelizmente conheço de muitos casos de abusos sexuais em crianças que as crianças não disseram nada... Quando os membros ou não da família passam meses a preparar a criança para nao o fazer, banalizar situações e o esconder segredos dos pais...