FIV no HSM - experiencias - procedimento, dores, etc?! | De Mãe para Mãe

FIV no HSM - experiencias - procedimento, dores, etc?!

Responda
29 mensagens
Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá meninas.
Tenho consulta de fertilidade agendada no Hospital de Santa Maria para mais tarde fazer FIV e estou em agonia com tantas dúvidas.
Quais as vossas experiências de FIV no HSM: procedimento, sintomas, atendimento, resultados...?

Zehna -
Offline
Desde 08 Maio 2014

Olá bom dia

Sem querer desanimar-te, respira fundo pois se é a primeira consulta ainda tens um longo caminho a percorrer.

Desde a minha inscrição até ao inicio de tratamento, no meu caso, decorreram +/- ano e meio. Sendo que fui chamada para FIV apenas 1 ano após ter entrado em lista de espera para a mesma.

Na primeira consulta vais conversar muito, saber pormenores e histórico de saúde, hábitos, vicios, alimentação (eu no meu caso tive que fazer dieta, por exemplo)
Depois é fazer ou repetir exames consoante os resultados, ou para encontrar as causa e escolher o tratamento... ou para manter actualizados os resultados. Analises, ecografia, etc...
A mim, basicamente, foi o que aconteceu.

Até que fiz um ano em lista FIV em Maio, marcamos em Abril consulta para data posterior a fazer 1 ano de espera e fui reencaminhada para um particular à minha escolha (de entre os que têm acordo com o hospital) - por minha opção pois temos direito a 1 ciclo de tratamento fora caso a lista de espera seja grande, e eu optei que fosse logo o primeiro.

Os procedimentos no HSM para a FIV propriamente dita, não sei dizer-te, pois optei pela IVI, onde estou na fase das picas Sorriso

Boa sorte para a tua demanda e que seja um percurso curtinho Piscar o olho

Xanata -
Offline
Desde 28 Nov 2015

olá, Olha antes de mais quero desejar-te boa sorte. eu como podes ver na minha assinatura fiz 3 fivs, e uma Tec 2 delas em santa Maria....e foi lá que consegui o meu tão desejado positivo passado 10 anos de luta.

Adoro o hospital e toda a sua equipa deste departamento, quanto ao procedimento se procurares bem nos tópicos há uma menina que pergunta e no qual eu digo tudo a cerca do procedimento.

A unica coisa realmente a apontar é os prazos e tempos de espera, mas faz parte e não pagas nada nem as consultas.

Boa sorte e que tudo corra pelo melhor.

bjinhos Beijinho

Sobre Xanata

A tentar ser Mãe desde 2005 ,Diagnostico Infertilidade Inexplicável.
3 tratamentos de coito programado, 3 Fertilizações "in Vitro"e uma 1 TEC. Foi na 3ª Fiv que consegui o meu Positivo ( 256.70 ) 10 Anos depois
Obrigada Deus Sorriso it's a girl Sorriso

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá Zehna, obrigada por partilhares a tua experiência.
Esta não foi exactamente a primeira consulta, mas sim a consulta antes de iniciar o processo. Tive entretanto consulta e parece que até Novembro, segundo a dra. no máximo dos máximos!, devo fazer FIV. Sinceramente, e esta é a minha opinião fundamentada na minha experiencia, achei a medica muito distante, muito inacessível, não explicou quase nada, tudo muito resumido! Basicamente colocou-me um protocolo nas mãos para explicar o procedimento e pronto.

Pela demora, deduzo que talvez já devas estar quase na fase da punção, não?!

Boa sorte e que venha logo esse positivo Piscar o olho

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá Xanata.

Obrigado pelos votos Apaixonado
Acabei por andar tão ocupada que nem cheguei a pesquisar ainda o tópico que referes, mas pretendo fazê-lo agora pois continuo com dúvidas. Tal como referes e bem, também adoro a equipa e nada tenho a apontar, excepto esta situação hoje em que achei a médica muito pouco acessível para responder a dúvidas, entregou-me um protocolo mas convenhamos que uma explicação vinda de um profissional nada tem a ver com algo meio resumido que consta num papel...
Agora é aguardar mas nada de especial, até Novembro, no máximo deve estar o processo concluído. Até porque só tive 1 ano de espera, nem contava ser já chamada. Disseram 1 ano e meio de espera... confesso que não estava preparada psicologicamente.

Agora é aguardar pela consulta, pelas "picas" e esperar que corra tudo bem.

Felicidades para ti!

Zehna -
Offline
Desde 08 Maio 2014

Mrs Anne,
Sabes que, tenho essa mesma opinião acerca dos médicos. Respondem ao essencial, quando questionados e pouco mais. Ora, quando somos marinheiros de primeira viagem não sabemos o que perguntar e sabia bem que alguém se tirasse de cuidados e nos explicasse o B-A-BA daquilo que nos espera.

Andei praticamente 2 anos em Santa Maria (e não quero ser injusta para os profissionais, pois farão aquilo que lhes é permitido por todas as limitações que orçamentos de estado impõem) a engonhar. Análises... ecos... espermogramas... e repetir de novo. Não tomei medicações, nem estimulações . zerinhos! Desde praticamente o dia 1º que fiquei em lista de Espera para FIV e saí dela porque em Maio escolhi fazer o primeiro ciclo no privado (gastei logo o trunfo na primeira vaza, mas eu queria mesmo era começar a fazer algo visivel).
Engraçado é que, voltei lá na 6ª feira passada para uma consulta, porque tenho que fazer (repetir) um exame ao endométrio que não está em condições de receber bebés e gostei da consulta porque me foi explicado muito bem as coisas (apesar de, na fase de diagnóstico nunca ninguém me ter falado no endométrio heterogéneo e ter sido a primeira observação que me fizeram na IVI!!)

Quanto a mim, fiz punção no passado dia 27,depois de 11 dias de picas e eco-grafias dia sim dia não, mas por causa do endométrio a transferência não era viável. vou fazer uma histeroscopia no final de Setembro, saberemos resultados lá para fins de Novembro e só depois saberei mais.

Até lá tenho um único guerreiro, a lutar no frio e a aguardar ser colocado no quentinho da minha barriga Sorriso é a essa réstiazinha de esperança que me agarro, alguns dias mais esperançosa que outros.

Boa sorte, e sem medos. As picas não custam nadinha Piscar o olho

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

É verdade, Zehna, é isso também que sinto.
(demorei uma eternidade para responder porque as notificações foram directinhas para a pasta de spam!!)
Percebo tão bem aquilo que dizes...e é precisamente essa a situação que temo também vir a passar, andar à deriva sem me sentir acompanhada.
A mim nem sequer foi discutida a hipótese de tratamentos ou o que poderia não estar a resultar para ter uma gravidez. Alguns testes; tudo bem comigo, com o marido também! Numa das consultas de rotina para controlo da endometriose, a médica sugeriu que ficássemos inscritos para FIV sendo que o tempo de espera de 1 ano e meio - em pouco mais de 1 ano fui chamada e não estava minimamente preparada pois sempre tive esperança que conseguíssemos. Ninguém esclareceu nada, as questões que coloquei foram respondidas de forma muito muito resumida e logo me passou um protocolo para as mãos, em tom de qualquer dúvida que tenha está aí. CLARO QUE NÃO ESTÁ. O que perguntei foi baseado em testemunhos e experiências aqui do fórum e outros artigos que li, caso contrário ninguém explicaria mesmo nada, ZERO,BOLA.
Sinto-me meio perdida e com receio de avançar para algo que vejo como a última das soluções, pois a nível de exames, à excepção de espermogramas e testes do género que se revelaram positivos e normais de ambas as partes, nada mais foi feito. Espero na consulta em Outubro conseguir encostar os médicos à parede e que me esclarecem devidamente. Por um lado rezo para que me calhe na berlinda o dr. Joaquim Nunes, que em consultas anteriores a esta se revelou um médico bastante acessível e preocupado. E ora aqui está outra situação que ainda não compreendi e que a meu ver é uma falha brutal; o facto de sermos acompanhados por médicos escolhidos "ao calhas" e baseados apenas em dados que vão sendo apontados no processo por diferentes médicos com diferentes temperamentos, perspectivas e pontos de vista. Se nos partos existe falta de humanização, esta área carece exactamente do mesmo fazendo-nos sentir com meras máquinas de fazer bebés.

Desejo-te a maior das sortes para a histeroscopia, creio de deves estar prestes a realizá-lo. Tudo vai correr bem e ainda começas o ano novo com um valente positivo Sorriso

Vai dando novidades!! Fico a torcer por ti e pelo teu guerreiro Piscar o olho

Jrferreira -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Tentante desde Junho 2013. Mac desde março 2016
1 consulta Mac dia 20 março 2016
2 consulta Mac dia 15 Abril 2016
Namorido com poucos bichinhos formas normais
A espera de Fiv 2017

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Bom dia meninas. Andava a ver os topicos do HSM e deparei-me com este.
Desculpem perguntar, especialmente passados tantos anos.
Alguma de vocês fez TEC no HSM sem recurso a ecografia? Fiz TEC na semana passada no HSM e nao usaram o ecografo durante a TEC.
Aconteceu a alguem?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Olá. Fiz Tec nos lusíadas com eco. Em Novembro fiz transferência a fresco no HSM sem eco. O que é certo é que mesmo com eco eles não garantem que não possa ocorrer por exemplo uma gravidez ectopica. Nos 2 casos a mim não deu certo. Agora estou na 3 tentativa, na fase novamente da estimulação. Beijinhos e boa sorte.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Ola Ninete, obrigada pela sua resposta.
Fez a transferência com quem?
Está a ser acompanhada no HSM na mesma?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Fiz transferência com o Dr. Joaquim Nunes. Continuo no HSM acompanhada pela equipa dele. Agora fizeram me um cateterismo uterino, dizem que é para medir o útero para quando for a transferência terem mais certeza do local que colocam o embrião.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Ninete também me fizeram esse exame na consulta antes de iniciar a FIV, com uma coisa a que chamam régua não é? Doeu que se fartou 🙈 Custaram a entrar, supostamente porque tenho uma entrada mais dificil mas no dia, supostamente por ter a bexiga cheia, ate correu bem.
A mim também foi o Dr. Joaquim. Dizem maravilhas dele, é o medico de que ouço mais elogios. Vou manter a fé que a enorme experiência dele afasta a necessidade de ecografia 🤣

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Se doeu 😵. Eu que até não me considero maricas, para mim foi o pior exame. Espero que valha a pena. Isso, confiança, eles lá sabem o que fazem. Quando sabe se deu certo?

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Quem te fez o cataterismo?
Faço beta dia 17 ❤

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Foi a Dra. Cátia Rodrigues.
Boa sorte ❤️

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

E quando começas a estimulação?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Já comecei no dia 2 de Abril.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Ah boa. Quando vais la?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Fui hoje e agora vou quarta feira novamente.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Ja sabes quando sera a punção?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Não sei. Nem perguntei para não criar muitas espectativas.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Olá Ninete como correu o teu tratamento? Acabei por não saber mais nada de ti

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Olá Nihillis correu bem. Estamos de 8 semanas 🤞🙏☺️. E a Nihillis já tentou novamente? Beijinhos e boa sorte.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Ninete que bom. Parabéns. Que boa noticia.

Ainda não tentei não.

Nihillis -
Offline
Desde 16 Set 2011

Quem te fez a punção e a transferência?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Obrigada. Foi a Dra. Cláudia Tomás, tanto a punção como a transferência.

86Shine -
Offline
Desde 23 Ago 2020

Desculpem desviar o assunto. Foi com ecografo essa transferência que fez?

Ninete -
Offline
Desde 09 Abr 2023

Sim, esta foi com ecografo.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?