Estou exausta 😕 | De Mãe para Mãe

Estou exausta 😕

Responda
4 mensagens
Rita Lopes2 -
Offline
Desde 07 Abr 2023

O meu bebé sempre foi complicado para dormir desde que nasceu, de noite dorme na nossa cama e de dia só quer dormir no colo. O problema é que já tem 8 meses e isto foi-se prolongando ao longo do tempo.
Na creche já dorme sozinho, mas se tento coloca-lo no berço em casa, não para de chorar.
Quando começou a dormir na nossa cama, as noites tinham melhorado, no entanto nos últimos dois meses tem piorado muito. Começaram a nascer os dentes, já lhe está a nascer o sexto dente e como foi para a creche, já esteve várias vezes doente. Ou seja, há dois meses que não dorme uma noite de jeito, sempre a despertar, só quer colo e mama a noite toda. Consequentemente estou a entrar num estado de exaustão total por não descansar nada. Às vezes sinto-me uma mãe péssima porque a privação do sono, deixa-me sem paciência. Estou a falhar como mãe, o cansaço impede-me de conseguir brincar mais com o meu bebé, ter disposição para tratar mais da alimentação dele, ir diversificando mais as coisas que come.
Preocupa-me muito também, ele não dormir horas suficientes e que isso posso influenciar o desenvolvimento dele no futuro. O sono é das coisas mais importante para os bebés, e ele sempre teve problemas para dormir. E acabo por o deixar dormir ao colo, só para ele dormir o máximo possível.
Alguém passou pelo mesmo? E eu que pensava que com o tempo ficava mais fácil...

Rita Lopes

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

O meu (e era o 2o, tinha mais uma criança em casa) só dormiu a primeira noite completa perto dos 3 anos e 2 ou 3hs seguidas já perto dos 2 anos. Nem era de dormir ao colo, é que não dormia, estava constantemente a acordar, a despertar. Se dormisse ao meu colo, a cada 20-30min eu tinha de me levantar e dar uma volta, porque ele despertava, tinha de voltar a adormece-lo. Tantas vezes que às 6 da manhã já estávamos prontos na sala a fazer horas para irmos para a rua. Fiz algumas diretas também.
Acho que primeiro é ver se ele está bem, acho que o meu fez as consultas todas que existiam, se está a desenvolver-se bem, se não tem nenhum desconforto, etc, depois é ter ajuda em casa e com o bebé e por fim é aceitar.
Às vezes digo que foi a minha terapia para me passarem os mi,mi,mis. Se a minha sogra me ficasse com ele durante a manhã para eu dormir era a melhor pessoa do mundo, até anciava pelos fins de semana na casa dos sogros. Se a tia lhes desse o almoço, era o céu. Se conseguisse uns dias de férias e conseguisse dormir umas sestas, era a mulher mais surtoda e com o melhor emprego do mundo. O que não era prioridade ficou claramente bem definido.
Peça e aceite todas as ajudas que conseguir, não se crucifique com a comida se tiver que fazer e congelar, faça-o, o importante é tentar estar o melhor que conseguir.

Amelie1987 -
Offline
Desde 28 Mar 2024

Pois eu entendo-a muito muito bem .
Também tem a mesma idade e tb não dorme a noite toda … nem de perto !! Aliás nunca dormiu a noite toda por isso … E também ando cansada e exausta … a maternidade é pesada sobretudo para quem não tem rede de apoio … há quem tenha sogros pais tios primos que ajudam ou há quem possa pagar pra ter empregadas e babás mas nem toda a gente tem essa realidade… e quando assim é , é pesado , cansativo…sentimo-nos culpadas de não ter energia nem andar aos pulos … nem toda a gente pode deixar o bebé a alguém pra ir ao cabeleireiro e arranjar as unhas enquanto tem a empregada a limpar a casa !!
Nem todos podemos ter o luxo de ir de férias para Zanzibar / Polinésia Francesa / Maldivas …
É assim …
É a vida dura e crua !!!!!
Mas sempre foi assim sempre houve ricas com criadagem a viver em palacetes e outras que morriam a parir no campo enquanto estavam a trabalhar …
Há gente a estragar comida e há gente a passar fome
Melhor conselho : tem dinheiro ? Contrate baba , e empregada de casa a tempo inteiro e um chef de cozinha! Marque um dia no spa por semana .Vá de férias para um destino paradisíaco só pra fazer praia e depois faça um retiro de ioga no Bali depois suba ao Kilimanjaro.
Não tem … ?! nem a famosa rede de apoio ?! Welcome

zaq -
Offline
Desde 31 Maio 2023

Faz parte. Vai passar e quando olhar para trás parece que foi há uma eternidade!
E depois tem outro filhote. 😳
Ou simplesmente eles dormem e quem não dorme somos nós. 🙄
Agora a sério (embora seja verdade), tenha uma rotina que lhe permita partilhar o máximo de tarefas com o pai. Mantenha os mínimos em casa.
Se tiver de dar a mama para dormir, mama será! Se tiver de dormir na sua cama, assim será. O importante é que descansem.
E quando passar tem amnésia e vai querer passar por isso outra vez. 🤡

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?