Eczema e Amamentação | De Mãe para Mãe

Eczema e Amamentação

Responda
2 mensagens
Daniela_D.K -
Offline
Desde 04 Abr 2021

Boa noite mamãs, preciso de ajuda. Alguma mamã tem a eczema na auréola das mamas? Estou desesperada, desde junho que tenho as duas mamas com eczema. A bebé so mama na esquerda e a dor tem sido imensa. A minha OB receitou Advantan (corticoesteroide) durante a gravidez e resultou mas agora não resulta! Nem o Fusicort (corticoesteroide antibiótico), tenho as auréolas em ferida, às vezes até cola na roupa!
Alguém com este problema?

Instagram: @d.k_illustra

anita257 -
Offline
Desde 14 Jun 2011

Olá mamã!
Tive este problema há 10 anos, na minha primeira gravidez. Tinha um eczema muito muito intenso - começou pelas mãos, alastrou-se para a barriga (toda em ferida) e para os mamilos (estavam sempre gretados e colavam à roupa, como descreveu). Durante toda a gravidez sofri imenso por este motivo e corticoides em pomada só mesmo em SOS. No entanto, quando a minha filha nasceu melhorou substancialmente, mas não passou por completo, sobretudo no peito que estava sensibilizado. Usei creme da medela (que não resolvia), mamilos de silicone e tentava aplicar leite materno em cima. Tinha os mamilos muito gretados, a descamar, muita dor e comichão, para além dos sangramentos. Era tenebroso amamentar diretamente e algo que deveria ser calmo, tranquilo e feliz para ambas, era simplesmente um sufoco pela condição em que eu estava.
Eu sei que a utilização de mamilos de silicone não é ideal, sei que as evidências científicas cada vez desaconselham mais (embora na altura houvesse pouca info a respeito), mas a verdade é que foi a única maneira de eu conseguir amamentar a minha filha sem problemas; naquele momento, para mim, o importante era amamentar, mesmo que tivesse de ser assim. E, na minha situação, possibilitou amamentação prolongada, exclusiva e sem transtorno para ambas - acabou por sarar com o tempo.
Nesta gravidez não tive qualquer sintoma de eczema, mas caso voltasse a acontecer e não havendo “solução” alternativa, optaria por fazer da mesma forma.
Pode ser que alguma mamã tenha outras sugestões, talvez mais atuais e adequadas, mas achei por bem deixar este (antigo) testemunho pq realmente ajudou-me muito na altura Sorriso
Tudo de bom para vocês! Beijinhos

Sobre anita257

26/09/2011- Positivo!:D
30/5/2012- Nasceu a minha princesa linda!!:D Mara, os papás amam-te Apaixonado

13/03/2022 - positivo <3