Dicas? Estamos a precisar! | De Mãe para Mãe

Dicas? Estamos a precisar!

Responda
49 mensagens
Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Então, o nosso bebé morde! Morde à seria quando está cansado ou com sono, quando esta frustrado (a fazer uma birrinha) ou quando está muito feliz e excitado com alguma brincadeira/pessoa nova. Ora, isto está a ficar mais serio porque desde ha duas semanas para cá passou de morder só os pais para morder também os outros bebés da sala dele. Ja mandou três bebespara casa com o rosto todo pisado porque as agarra para dar beijos e pumba, la vai uma ferradela. O que com tanta forca e dentes que ele tem resulta em hematomas valentes nos bebés. Ainda por cima sao os bebés que ele mais gosta, com quem brinca sempre, e é uma m**** porque ninguem gosta de ir buscar os filhos à escola e eles estao todos pisados na cara com marcas de uma ferradela. Bem sei isso, e detesto ser a mãe do menino que faz isto, mas ja tentei todas as estratégias que me parecem razoáveis e ele não pára de morder.
.
Quando era mais bebé comecou a morder comno nascimento dos primeiros dentes, aos 4 meses. Agora temnos molares superiores a romper e imagino que também tenha influência, mas ja nao é só isso. Ja morde como expressão de emoções que ele nao sabe gerir, sejam boas ou más.
O que tem resultado mais sao duas reacções nossas. Uma, dizer imediatamente (quando esta a morder) para dar beijinho e miminho. Aí, ele larga a ferradela e dá beijo e faz festinhas com as mãos. Mas nao nos livra de outra ferradela ocasional logo a seguir. Outra, é falar com voz e cara muito séria e manter assim uns minutos. Ele pára de morder, percebe que está a fazer mal, mas agora como nao gosta dessa reação comeca a dar estaladas 🤷‍♀️. O meu marido comete muitas vezes o erro de se rir destas coisas, e ja lhe pedi para nao o fazer porque o bebé associa estes comportamentos a coisas com piada. E não pode.
Enfim, venho ver se me dao conselhos sobre como gerir e ajudar a que ele pare de fazer isto.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Não há muito a fazer, quando levar uma dentada logo para🤭

A sério, tem 1 ano, não é um comportamento anormal e não há grande coisa a fazer

marlene1987 -
Offline
Desde 13 Out 2019

E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Não tenho nenhuma dica, apenas tentares antever que pode morder e dar outra alternativa: não morde, bate palminhas, dá abracinho. Pede às educadoras que estejam atentas aos momentos que costuma morder e que tentem antever e evitar, até que lhe passe essa associação.
Felizmente os meus nunca morderam, nem foram mordidos. Houve uma fase que o meu tinha alguma tendência a tentar morder a irmã, quando se irritava com ela, mas nunca foi nada que durasse.
Concordo que são fases e são bebés, no entanto também não acharia muita graça que os meus andassem sempre mordidos. Sobretudo quando se é mordido e não se morde é um bocado chato.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Compreendo que são bebés e não se pode fazer grande coisa, nem os que mordem entendem, nem os que são mordidos conseguem evitar, mas também não é assim "hoje o meu, amanhã o teu". Por sala há um ou dois bebés que mordem, logo a maior parte vai só ser mordido e nunca vai morder.
Faz parte da socialização e da relação nesta fase, mas não deixa de ser chato alguém ter o filho sempre com dentes marcados.

marlene1987 escreveu:
E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

A minha não ferrava mas por essa idade, talvez maior (1 ano e meio) tinha paranóia de mexer nas tomadas de casa, dar chapadas e arranhões nela própria quando estava irritada. Se fossemos à praia queria ir água dentro, etc... o que gerava em mim algum stress. Uma vez alguém me disse: " quanto mais expressiva com o NÃO fores, pior. Ela vai reproduzir todos esses comportamentos ainda mais". Isto é, eles não têm a percepção de que é errado mas notam em nós uma atenção exagerada (no meu caso) e repetem. Não estou a querer dizer para ignorares mas se ele sentir que vos chama à atenção com isso faz mais. É normal morder, ainda não sabe gerir a frustração. Quando perceberes que vai acontecer dá uma almofada e diz que só pode morder ali.
Se eu dissesse: "Não, não, não mexe na tomada" parecia que era: "vai filha, mexe nas tomadas todas da casa".😬

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Säo comportamentos naturais numa criança pequena, mas säo comportamentos que tëm de ser travados.
Eu também nunca tive de lidar com este comportamento, mas faria o que sempre fiz quando é para demonstrar que determinado comportamento näo é aceitável, dizer "näo" num tom sério, mas näo em modo de ralhar, apenas um tom sério e calmo, e abanar a cabeça. Mas nunca numa voz abebezada ou acriançada. usar o mesmo tom e expressäo que usaria num adulto.

Emii -
Offline
Desde 14 Maio 2023

Tem de lhe fazer perceber que ao morder, magoa. Ele ainda não percebe com essa idade por isso não morde com malícia mas mesmo assim quando ele morder acho bem dizer ai ai! (fazer cara de dor) magoaste - me! (e pousá lo no chão se estiver ao colo) logo a seguir para ele associar. Podes dar também mordedores quando isso acontecer como uma alternativa para ele morder, muitos bebés gostam quando estão a nascer dentes.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Obrigada a todas pelas vossas partilhas e sugestões. Acreditem que também nao é facil ser mae do bebé que morde. Uma das bebes que ele mordeu esta semana nao ficou só com marcas de dentes. Ficou com uma bochecha toda negra, porque ele morde e nao quer largar. E quanto mais se grita, pior é. Ele acha piada e faz mais a seguir. A minha abordagem em casa é como a da sansa. Às vezes bem me custa, porque me anda a morder imenso e morde emn sitios onde ja mordeu antes e ainda está pisado (ombro sobretudo), e bem me custa nao verbalizar dor. Ainda hoje, andou aflito dos dentes e mordeu-me imensas vezes ao longo do dia. Tive de respirar fundo muitas vezes para conseguir manter a postura, porque se grito ou ralho, ele acha piada e faz mais. A unica maneira de falar com ele que surte resultado é ficar séria e calma. Ás vezes nem falo. Basta olhar assim para ele que ele percebe que fez asneira.
Mas bem, Melhorou agora ao final da tarde porque acabei por lhe dar um brufen para os dentes (estava sempre a morder o próprio dedo e chorava com dor). Desde aí nao me mordeu mais, nem ao pai.
.
Mas imaginem as educadoras a gerir isto. Esta semana uma delas veio dizer-me que anda muito triste com o meu filho. Quer dizer! Ele tem 15 meses! Este comportamento nao é deliberado! Não têm de ficar tristes nem contentes, têm de ficar alerta, para evitar que se repita. Ate lhe perguntei o que aquilo queria dizer. Como é que trata um bebe com quem anda muito triste? Foi muito confrangedor, sinceramente, porque foi uma conversa que me fez sentir culpada e envergonhada pelo meu filho. Coisas que sao estupidas, porque o comportamento não é deliberado nem uma imitacao nossa, minha e do pai, e o meu filho é um menino muito doce e meigo e adora brincar com outras crianças. Eu sei que mordeu algumas, mas também se agarra a elas a dar abracos e beijinhos e faz festinhas quando gosta das pessoas.é mesmo afetuoso e este comportamento de morder nada diz sobre a personalidade que esta a desenvolver nem sobre a educacao que tem em casa.
.
Enfim. Espero que passe rápido. E que aquelas tontas nao o tratem menos bem por isto.

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Olha o meu filho é o que vem sempre negro e cheio de trincas na cara e já o vi no jardim a ser empurrado pelo mesmo menino que o morde muitas vezes e lá são os melhores amigos.
Também não gosto de o ir buscar e ver marcas de dentes nos braços e na cara mas nestas idades não fazem por mal.
É insistir e persistir em não o fazer...é preciso que ele perceba que não é um comportamento aceitável e tem que ter uma alternativa para lidar com as emoções mas ainda é pequenino..

Emii -
Offline
Desde 14 Maio 2023

Não sei porque é que estás a tentar suprimir verbalizar dor quando ele morde que é muito diferente de ralhar. Ficas com cara séria e ele até pode perceber que fez asneira mas nem percebe porquê e com essa idade depressa esquecem. Acho que verbalizar dor e até ser um pouco dramática pode ser mais efetivo. Fica na memória mais facilmente. Também acho que não tem nada a haver com a educação ou não educação que têm em casa.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Parece que estava a relatar o meu filho mais novo,com a diferença que ele não anda na creche.
O meu morde sobretudo quando está muito feliz.
A única pessoa que ele ainda não mordeu cá de casa foi o meu mais velho, que curiosidade é a pessoa mais calma da casa, não sei se tem influência.
O que fazemos sempre é dizer que não se faz,que mágoa. Já está bem melhor,mas volta e meia morde. Ele fala muito e já diz " O Ni (nome que ele chama a ele mesmo) faz dentes (morde na linguagem dele) e a pessoas ficam com aiai, não se faz". Acho que desde que começou a ganhar essa consciência é que acalmou

marlene1987 -
Offline
Desde 13 Out 2019

MisaL escreveu:
Compreendo que são bebés e não se pode fazer grande coisa, nem os que mordem entendem, nem os que são mordidos conseguem evitar, mas também não é assim "hoje o meu, amanhã o teu". Por sala há um ou dois bebés que mordem, logo a maior parte vai só ser mordido e nunca vai morder.
Faz parte da socialização e da relação nesta fase, mas não deixa de ser chato alguém ter o filho sempre com dentes marcados.

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

E qual e a solução? Falo pelo meu que e não verbal e não sei ate que ponto ele compreende as coisas. Ele quando me morde digo lhe que não e que me está a magoar passado pouco tempo está me a morder outra vez. Na creche pelo que sei muito raramente morde e e só se o chatearem muito. Agora ainda no outro dia o meu filho chegou todo arranjado, foi um coleguinha. Vou esperar pelos pais do miúdo para lhe dizer que aquilo não se faz? Por amor de deus, se estivéssemos a falar de crianças com 4 5 anos ai dava vos toda a razão porque já compreendem e e suposto já não agirem com tanta violência. Mas caramba são crianças pequenas e são coisas que acontecem. Haja bom senso

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Emii escreveu:
Não sei porque é que estás a tentar suprimir verbalizar dor quando ele morde que é muito diferente de ralhar. Ficas com cara séria e ele até pode perceber que fez asneira mas nem percebe porquê e com essa idade depressa esquecem. Acho que verbalizar dor e até ser um pouco dramática pode ser mais efetivo. Fica na memória mais facilmente. Também acho que não tem nada a haver com a educação ou não educação que têm em casa.

Porque ele leva para a brincadeira e eu nao quero que ele associe morder a brincar. Se eu dou um "grito" a dizer ai, ele acha piada e ri-se. Ja fiz isso durante uns tempos e achp honestamente que foi pior. Por isso deixei de o fazer. Ele morde, e eu tenho de falar no mesmo volume de voz, mas séria e calma a explicar-lhe que está a magoar. Mas eu acho que ele nao entende porque nunca sentiu tamanha dentada. Sabe que está a fazer errado, mas acho que nao sabe porquê.Talvez a Roxy tenha razao e ele comece a perceber o que é magoar quando algum bebe o morder também.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Nos tópicos encontrei na pesquisa aqui no fórum várias pessoas disseram que a solucao foi elas mordem tambem os bebés. Mas eu não tenho coragem de fazer isso. Eventualmente algum bebé vai fazer-lhe o mesmo e pode ser que aí comece a parar.
.
De qualquer forma, eu ando com receio que isto escale por eu nao o conseguir orirmtar devidamente nas brigas. É que ele agora ja faz birras, comecei pelos 14 meses a fazer. Ate aí quando era contrariado ou orientado a fazer outra coisa em alternativa a alguma menos apropriada, era pacífico, aceitava bem. Agora ja mostra um temperamento vincado. Quando o tento orientar a fazer outra coisa que nao uma patetice qualquer, ele faz birra. E agora tambem morde nesses momentos. E em alguns momentos para alem de morder, bate.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Desculpem me os erros. Tenho um tlm novo e ainda nao me ajeito com este teclado virtual.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Eu penso que näo perdes mesmo nada se começares a ler o livro The Happiest Toddler on the Block. Aliás é esta a idade ideal para se começar.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Tens aqui acesso ao livro
https://media.oiipdf.com/pdf/90fc1e24-7a7c-4a4b-a1db-7e3719cc4e3b.pdf
.
É um livro repleto de excelentes dicas! Recomendo MESMO que leias.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Sansa escreveu:
Tens aqui acesso ao livro
https://media.oiipdf.com/pdf/90fc1e24-7a7c-4a4b-a1db-7e3719cc4e3b.pdf
.
É um livro repleto de excelentes dicas! Recomendo MESMO que leias.

Desculpa, näo me apercebi que o link que partilhei contém os dois livros (bebé e toddler). Começa na página 301.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Também não faria o mesmo.
Dificilmente vai ser mordido, primeiro porque não mordem todos os bebés, segundo porque é ele que morde e os outros bebés já sabem.
O ideal é muita atenção e o prever a situação. A minha filha quando lhe dava as fúrias eu nunca deixava que tivesse acesso a morder-me, estava sempre atenta para evitar.
A mim choca-me as educadoras não terem recursos. É óbvio que vai sempre acontecer, mas depois de saberem que bebé morde, que bebé atira com os objetos se está irritado, etc, não tenham uma solução.
Lê o livro que recomendou a Sansa. Não há em português, eu tenho em espanhol, mas se leres bem em inglês...

Anotski85 escreveu:
Nos tópicos encontrei na pesquisa aqui no fórum várias pessoas disseram que a solucao foi elas mordem tambem os bebés. Mas eu não tenho coragem de fazer isso. Eventualmente algum bebé vai fazer-lhe o mesmo e pode ser que aí comece a parar.
.
De qualquer forma, eu ando com receio que isto escale por eu nao o conseguir orirmtar devidamente nas brigas. É que ele agora ja faz birras, comecei pelos 14 meses a fazer. Ate aí quando era contrariado ou orientado a fazer outra coisa em alternativa a alguma menos apropriada, era pacífico, aceitava bem. Agora ja mostra um temperamento vincado. Quando o tento orientar a fazer outra coisa que nao uma patetice qualquer, ele faz birra. E agora tambem morde nesses momentos. E em alguns momentos para alem de morder, bate.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Anotski85 escreveu:
Nos tópicos encontrei na pesquisa aqui no fórum várias pessoas disseram que a solucao foi elas mordem tambem os bebés. Mas eu não tenho coragem de fazer isso. Eventualmente algum bebé vai fazer-lhe o mesmo e pode ser que aí comece a parar.
.
De qualquer forma, eu ando com receio que isto escale por eu nao o conseguir orirmtar devidamente nas brigas. É que ele agora ja faz birras, comecei pelos 14 meses a fazer. Ate aí quando era contrariado ou orientado a fazer outra coisa em alternativa a alguma menos apropriada, era pacífico, aceitava bem. Agora ja mostra um temperamento vincado. Quando o tento orientar a fazer outra coisa que nao uma patetice qualquer, ele faz birra. E agora tambem morde nesses momentos. E em alguns momentos para alem de morder, bate.

Pois claro que não vais morder a criança. Sinceramente acho um disparate, bem como a educadora dizer que está triste com o menino, esta reação dele não tem qualquer relação com a educação em casa.
É uma criança pequena, não tem ainda ferramentas para lidar com a frustração, pode estar cansado, pode ser demasiado barulho na sala, algum bebé pode ter sido evasivo com ele, uma disputa por algum brinquedo e defendeu-se assim. Eu compreendo que seja chato para ti e para quem é mordido mas é só mais uma fase e passa. Procurem antever e corrigir dando alternativas.
É por esta idade que eles começam a mostrar o temperamento deles, é expectável e normal, não podemos todos ter crianças que dizem que sim a tudo sem reação/questionar, obedientes e angelicais (isso sim deve ser motivo de preocupação 🙈).

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

marlene1987 escreveu:

MisaL escreveu:Compreendo que são bebés e não se pode fazer grande coisa, nem os que mordem entendem, nem os que são mordidos conseguem evitar, mas também não é assim "hoje o meu, amanhã o teu". Por sala há um ou dois bebés que mordem, logo a maior parte vai só ser mordido e nunca vai morder.
Faz parte da socialização e da relação nesta fase, mas não deixa de ser chato alguém ter o filho sempre com dentes marcados.

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

E qual e a solução? Falo pelo meu que e não verbal e não sei ate que ponto ele compreende as coisas. Ele quando me morde digo lhe que não e que me está a magoar passado pouco tempo está me a morder outra vez. Na creche pelo que sei muito raramente morde e e só se o chatearem muito. Agora ainda no outro dia o meu filho chegou todo arranjado, foi um coleguinha. Vou esperar pelos pais do miúdo para lhe dizer que aquilo não se faz? Por amor de deus, se estivéssemos a falar de crianças com 4 5 anos ai dava vos toda a razão porque já compreendem e e suposto já não agirem com tanta violência. Mas caramba são crianças pequenas e são coisas que acontecem. Haja bom senso

Espreita os mordedores sensoriais, não sei, pode ajudar. Vê com a médica do teu menino.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Anotski85 escreveu:
Obrigada a todas pelas vossas partilhas e sugestões. Acreditem que também nao é facil ser mae do bebé que morde. Uma das bebes que ele mordeu esta semana nao ficou só com marcas de dentes. Ficou com uma bochecha toda negra, porque ele morde e nao quer largar. E quanto mais se grita, pior é. Ele acha piada e faz mais a seguir. A minha abordagem em casa é como a da sansa. Às vezes bem me custa, porque me anda a morder imenso e morde emn sitios onde ja mordeu antes e ainda está pisado (ombro sobretudo), e bem me custa nao verbalizar dor. Ainda hoje, andou aflito dos dentes e mordeu-me imensas vezes ao longo do dia. Tive de respirar fundo muitas vezes para conseguir manter a postura, porque se grito ou ralho, ele acha piada e faz mais. A unica maneira de falar com ele que surte resultado é ficar séria e calma. Ás vezes nem falo. Basta olhar assim para ele que ele percebe que fez asneira.
Mas bem, Melhorou agora ao final da tarde porque acabei por lhe dar um brufen para os dentes (estava sempre a morder o próprio dedo e chorava com dor). Desde aí nao me mordeu mais, nem ao pai.
.
Mas imaginem as educadoras a gerir isto. Esta semana uma delas veio dizer-me que anda muito triste com o meu filho. Quer dizer! Ele tem 15 meses! Este comportamento nao é deliberado! Não têm de ficar tristes nem contentes, têm de ficar alerta, para evitar que se repita. Ate lhe perguntei o que aquilo queria dizer. Como é que trata um bebe com quem anda muito triste? Foi muito confrangedor, sinceramente, porque foi uma conversa que me fez sentir culpada e envergonhada pelo meu filho. Coisas que sao estupidas, porque o comportamento não é deliberado nem uma imitacao nossa, minha e do pai, e o meu filho é um menino muito doce e meigo e adora brincar com outras crianças. Eu sei que mordeu algumas, mas também se agarra a elas a dar abracos e beijinhos e faz festinhas quando gosta das pessoas.é mesmo afetuoso e este comportamento de morder nada diz sobre a personalidade que esta a desenvolver nem sobre a educacao que tem em casa.
.
Enfim. Espero que passe rápido. E que aquelas tontas nao o tratem menos bem por isto.

Não tenho tempo para ler as restantes respostas, mas 🙄🙄🙄🙄 para o comentário da educadora, que parvoíce. Atenção, eu falo como mãe da miúda que aparecia mordida e também como mãe da miúda que mordia, a educadora sempre disse que a única coisa a fazer nestes casos era separar as crianças, ou seja, quando era a minha filha a morder, ela mordeu sempre às crianças que gostava mais )e sim, eu queria um buraco parar enfiar quando vi o braço de uma das meninas) mas para não stressar pois é um comportamento normal nestas idades, quando foi a altura que a minha filha era a que vinha com dentadas para casa, encolhi os ombros pois sabia que, uma criança com 1 ano dificilmente faria aquilo com maldade🤷🏼‍♀️ e nunca quis saber qual a criança que lhe tinha feito isso, lembro-me muito bem da cara da educadora, muito surpreendida por eu ser a única mãe a entender calmamente a situação (nota: ela foi mordida antes de morder😂)

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

marlene1987 escreveu:
E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

Para mim este comentário é totalmente descabido.
E assim seguimos como se nao fosse nada.
Hoje o meu, amanha o teu.

marlene1987 -
Offline
Desde 13 Out 2019

fmmartins escreveu:

marlene1987 escreveu:

MisaL escreveu:Compreendo que são bebés e não se pode fazer grande coisa, nem os que mordem entendem, nem os que são mordidos conseguem evitar, mas também não é assim "hoje o meu, amanhã o teu". Por sala há um ou dois bebés que mordem, logo a maior parte vai só ser mordido e nunca vai morder.
Faz parte da socialização e da relação nesta fase, mas não deixa de ser chato alguém ter o filho sempre com dentes marcados.

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

E qual e a solução? Falo pelo meu que e não verbal e não sei ate que ponto ele compreende as coisas. Ele quando me morde digo lhe que não e que me está a magoar passado pouco tempo está me a morder outra vez. Na creche pelo que sei muito raramente morde e e só se o chatearem muito. Agora ainda no outro dia o meu filho chegou todo arranjado, foi um coleguinha. Vou esperar pelos pais do miúdo para lhe dizer que aquilo não se faz? Por amor de deus, se estivéssemos a falar de crianças com 4 5 anos ai dava vos toda a razão porque já compreendem e e suposto já não agirem com tanta violência. Mas caramba são crianças pequenas e são coisas que acontecem. Haja bom senso

Espreita os mordedores sensoriais, não sei, pode ajudar. Vê com a médica do teu menino.

Ele já usa nas alturas que vemos que ele está mais aflito. Mas tb não pode andar sempre porque se não passa a vida com aquilo na boca e a terapeuta já alertou que assim ele nem presta atenção no que o rodeia. Mas ele e muito instável e tanto está bem como de repente já está a ferrar. E nós com um ainda conseguimos controlar agora quem trabalha com crianças e difícil num grupo conseguir evitar todas as situações

marlene1987 -
Offline
Desde 13 Out 2019

carlabrito escreveu:

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

Para mim este comentário é totalmente descabido.
E assim seguimos como se nao fosse nada.
Hoje o meu, amanha o teu.

Sei que parece frio. Mas como já referi nestas idades eles ainda não tem noção de que está errado. Claro que dizemos o não mas não surte efeito por muito tempo. Agora eu como trabalho com crianças sei que quem está lá não consegue evitar todos os acidentes e os pais nestas idades tb não podem ficar chateados porque são comportamentos normais entre crianças. Como já referi o meu filho já chegou a casa ora mordido ora arranhado e não fiquei chateada. assim como houve outras situações em que terá sido ele a fazer isso. Agora se estivessemos a falar de crianças mais velhas já não acho tolerável. Eu trabalho com crianças do primeiro ciclo e quando tem comportamentos agressivos para além de parar com eles falo com eles que não se faz e se for recorrente ponho os a pensar. Agora temos que ter bom senso que são crianças pequenas

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Uma coisa é alguém ficar chateado a ponto de fazer um escândalo ou deixar de falar à mãe da criança que morde. Claro que há haver bom senso e entender que são bebés e não têm noção, nem maldade, outra é "não tem nada que ficar chateada, amanhã vai ser o delas a morder". Como é que uma mãe não tem o direito a ficar chateada?! Se acontecer, aconteceu, são situações que nem sempre se controlam, mas se eu poder evitar que alguém morda aos meus, vou fazer essa opção.
Nunca uma creche vai evitar a 100% que um bebé morda, mas pode evitar muitas vezes, com pessoal e capacidade de antevisão, evitam muitas mordidas, sim.

marlene1987 escreveu:

carlabrito escreveu:

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

Para mim este comentário é totalmente descabido.
E assim seguimos como se nao fosse nada.
Hoje o meu, amanha o teu.

Sei que parece frio. Mas como já referi nestas idades eles ainda não tem noção de que está errado. Claro que dizemos o não mas não surte efeito por muito tempo. Agora eu como trabalho com crianças sei que quem está lá não consegue evitar todos os acidentes e os pais nestas idades tb não podem ficar chateados porque são comportamentos normais entre crianças. Como já referi o meu filho já chegou a casa ora mordido ora arranhado e não fiquei chateada. assim como houve outras situações em que terá sido ele a fazer isso. Agora se estivessemos a falar de crianças mais velhas já não acho tolerável. Eu trabalho com crianças do primeiro ciclo e quando tem comportamentos agressivos para além de parar com eles falo com eles que não se faz e se for recorrente ponho os a pensar. Agora temos que ter bom senso que são crianças pequenas

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

A pior cicatriz que tem a minha filha, foi um colega que lhe deu um empurrão a tentar passar à frente. Cenas de miúdos, normalíssimas, ela teve azar que se desequilibrou e foi bater com a testa. Não fiz nenhum escândalo, mas não fiquei feliz e tranquila.

marlene1987 escreveu:

carlabrito escreveu:

marlene1987 escreveu:E uma coisa perfeitamente normal para um bebê dessa idade. O meu tem.3 anos e volta e meia tb ferra e eu tb lhe digo que não. E ele para e passado um bocado la está ele novamente. Na creche volta e meia tb faz isso assim como os outros as x tb o mordem ou arranham e por aí fora. Os outros pais não tem nada que ficar chateados porque hoje e o deles amanhã e o teu e sucessivamente

Para mim este comentário é totalmente descabido.
E assim seguimos como se nao fosse nada.
Hoje o meu, amanha o teu.

Sei que parece frio. Mas como já referi nestas idades eles ainda não tem noção de que está errado. Claro que dizemos o não mas não surte efeito por muito tempo. Agora eu como trabalho com crianças sei que quem está lá não consegue evitar todos os acidentes e os pais nestas idades tb não podem ficar chateados porque são comportamentos normais entre crianças. Como já referi o meu filho já chegou a casa ora mordido ora arranhado e não fiquei chateada. assim como houve outras situações em que terá sido ele a fazer isso. Agora se estivessemos a falar de crianças mais velhas já não acho tolerável. Eu trabalho com crianças do primeiro ciclo e quando tem comportamentos agressivos para além de parar com eles falo com eles que não se faz e se for recorrente ponho os a pensar. Agora temos que ter bom senso que são crianças pequenas

Emii -
Offline
Desde 14 Maio 2023

Acho que a lidar com bebés o melhor mesmo é antecipar e prevenir antes de ele morder mas nas creches há muitos mais bebés que adultos por isso é basicamente impossível prevenir estas situações. Por isso, os que levam as dentadas é olha paciência! mesmo porque não há muito a fazer mas não é o ideal, ficar chateado é uma reação normal.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Isso não é verdade, não é nada impossível, às vezes nem difícil. Nem sempre se consegue evitar, nem antever tudo, vão acontecer situações, porque há momentos em que tudo está a acontecer em simultâneo e não há uma pessoa para cada bebé. Mas dá para evitar um grande número de vezes, até porque não são todos, há um ou dois que estão nessa fase de morder, é nos momentos que desencadeiam a situação que se tem de estar atento. Mesmo que haja 10 ou 15 bebés, não andam todos a morder.
Também já andei por lá e às vezes vê-se a milhas, outras nem tanto. É normal um bebé morder e outro ser mordido, quando isto se torna recorrente, diário, é porque a creche não está atenta à situação, nem a antever os casos.

Emii escreveu:
Acho que a lidar com bebés o melhor mesmo é antecipar e prevenir antes de ele morder mas nas creches há muitos mais bebés que adultos por isso é basicamente impossível prevenir estas situações. Por isso, os que levam as dentadas é olha paciência! mesmo porque não há muito a fazer mas não é o ideal, ficar chateado é uma reação normal.

Emii -
Offline
Desde 14 Maio 2023

MisaL escreveu:
Isso não é verdade, não é nada impossível, às vezes nem difícil. Nem sempre se consegue evitar, nem antever tudo, vão acontecer situações, porque há momentos em que tudo está a acontecer em simultâneo e não há uma pessoa para cada bebé. Mas dá para evitar um grande número de vezes, até porque não são todos, há um ou dois que estão nessa fase de morder, é nos momentos que desencadeiam a situação que se tem de estar atento. Mesmo que haja 10 ou 15 bebés, não andam todos a morder.
Também já andei por lá e às vezes vê-se a milhas, outras nem tanto. É normal um bebé morder e outro ser mordido, quando isto se torna recorrente, diário, é porque a creche não está atenta à situação, nem a antever os casos.

Emii escreveu:Acho que a lidar com bebés o melhor mesmo é antecipar e prevenir antes de ele morder mas nas creches há muitos mais bebés que adultos por isso é basicamente impossível prevenir estas situações. Por isso, os que levam as dentadas é olha paciência! mesmo porque não há muito a fazer mas não é o ideal, ficar chateado é uma reação normal.


A anotski disse que já mandou três bebés para casa todos mordidos, eu já acho isto recorrente. Não me expressei bem, impossível não é, mas é mais díficil pois não á adultos suficientes e todos os bebés têm as suas coisas e necessidades, senão é morder é outra coisa.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?