A Dentição do bebe e a Amamentação
Cada bebê tem experiências diferentes com a dentição. Alguns não sentem desconforto algum - e você nem nota que os dentes estavam nascendo até vê-los aparecer! Outros ficam com as gengivas muito inchadas. Essa manifestação pode ser dolorida e o ato de sugar pode deixá-la ainda pior.
A maioria dos bebês, entretanto, continua mamando mesmo assim, afinal, a amamentação não provê somente alimentação, mas também muito conforto.
O seu bebê pode parar de mamar por um tempo breve, que geralmente dura uns dois dias. Esse período é conhecido como "greve de amamentação". Durante esse período, você deve continuar a oferecer o leite materno toda vez que o seu bebê indicar o desejo de comer. Se ele não mamar, bombeie o leite para manter o seu suprimento. Ofereça ao bebê o leite que você retirou, utilizando um copo ou uma xícara.
A dentição também pode interferir na amamentação se o bebê começar a usar os mamilos da mamãe para massagear os dentes. Às vezes, a reação de susto da mãe quando recebe uma mordida é o suficiente para que o bebê seja desencorajado a morder novamente. Do contrário, ela deverá observar o momento em que o bebê se "desencaixa" do peito - afinal, para conseguir morder, o bebê tem de parar de sugar -, para então colocar um dedo entre a boca do bebê e a mama.
As mordidas podem ser prevenidas se a mamãe começar a massagear as gengivas do bebê com o dedo antes de alimentá-lo. Se ele continuar mordendo, deve ser tirado do peito e a mãe deve dizer firmemente "não morda".
Os bebês normalmente começam a morder quando já estão satisfeitos. Mas se a mamãe achar que ele ainda não terminou, ela deve esperar pelo menos uns 15 minutos para voltar a amamentar. Ele entenderá essa ação posteriormente.
Para tentar atenuar a situação, a mamãe deve ter mordedores em casa. Os que podem ser guardados na geladeira são particularmente tranqüilizadores para as gengivas do pequeno.
A mamãe não deve ficar com receio de ligar para o médico ou consultora de lactação se estiver com qualquer problema. Com paciência e apoio, a fase da dentição será transcorrida sem transtornos!