2 Abortos Consecutivos | De Mãe para Mãe

2 Abortos Consecutivos

Responda
14 mensagens
patriciadm98 -
Offline
Desde 19 Abr 2024

Boa tarde a todas,

Tive 2 abortos espontâneos consecutivos, o primeiro foi em Novembro de 2023 com 5 semanas, e o segundo foi recentemente em Março com 6 semanas. Que médicos recomendam? Alguém que tenha passado pelo mesmo, sendo saudável? Obrigada.

Joana Teixeira ... -
Offline
Desde 14 Nov 2022

Olá Patrícia, antes de mais, lamento muito as perdas Triste
Não sei de que zona geográfica é, mas recomendo a clínica que me ajudou: clínica Ceti no Porto, com o Prof Dr João Silva Carvalho.

marianadsilva -
Offline
Desde 31 Out 2023

Olá Patrícia. Lamento que estejas a passar por isso, infelizmente também estou a passar pelo mesmo. Dois abortos consecutivos, um às 8 e outro às 9 semanas. O meu obstetra tem uma abordagem preventiva e disse-me que na próxima gravidez vou começar logo a tomar aspirina, anticoagulantes e progesterona. Assim caso haja algum problema a nível de trombofilias, já estarei prevenida. Caso não haja, mal não faz! No hospital público disseram que não faziam já os estudos, só depois de um 3o aborto. Esperemos que estas medidas preventivas resultem 🙏🏻

patriciadm98 -
Offline
Desde 19 Abr 2024

Eu sou de Oeiras, no hospital público também me disseram que só apartir dos 3 AE é que faziam estudo!! As minhas análises estão ótimas, tomo suplementos, e o útero está normal, sem anomalias ou lesões. Mas vou continuar a tentar. Gostava era de ser seguida por alguém mais especialista neste assunto. Agradeço às duas

Arch -
Offline
Desde 20 Abr 2024

Aconteceu-me o mesmo, saudável sem antecedentes relevantes (anembrionária ás 8s e ectópica ás 10s com salpingectomia). Aconselho o Dr. João Pedro Neves no Hospital da Boa Nova (Matosinhos). E se tiver possibilidade consultas de psicologia.

DianaM123 -
Offline
Desde 05 Set 2023

Olá. Em 9 meses tive grávida 3 vezes: anembrionária, aborto espontâneo e agora gravidez química. Depois do aborto espontâneo 'calhei' por mero acaso com um medico especialista em fertilidade que me passou logo montes de exames. Ele acredita que não devemos esperar por acontecer outra vez para ir fazendo os exames. De modos que antes da gravidez química agora o mês passado já estava a tomar aspirina (apesar de ter os exames bons). Agora no próximo vou tomar tudo e mais alguma coisa lol: aspirina, injeções de anticoagulantes, progesterona e acho que qualquer coisa para a tiróide (depois desta ultima vez tinha uns valores mais alterados). Gostei muito dele pois é bastante proactivo e consigo ter um 'plano'. Tipo se não resultar agora já sei qual vai ser o próximo passo. Deixou-me descansada. É o Dr Jorge Costa da clínica pé ante pé em São Domingos de Rana aí perto de Oeiras.

patriciadm98 -
Offline
Desde 19 Abr 2024

Obrigada a todas, sem palavras !

LMMaria -
Offline
Desde 21 Abr 2024

Olá a todas, passei recentemente pelo mesmo um Aborto retido em fevereiro, e agora gravidez química! Tive a primeira gravidez normal à dois anos e sempre fui saudável. Vou na próxima semana ao meu obstretra para fazer análises específicas e se a partida tiver tudo bem, ver com ele se posso fazer uma medicação preventiva para evitar que volte a acontecer.

marianadsilva -
Offline
Desde 31 Out 2023

Arch escreveu:
Aconteceu-me o mesmo, saudável sem antecedentes relevantes (anembrionária ás 8s e ectópica ás 10s com salpingectomia). Aconselho o Dr. João Pedro Neves no Hospital da Boa Nova (Matosinhos). E se tiver possibilidade consultas de psicologia.

Também é o meu obstetra 😊 senti que tem uma visão preventiva e na próxima gravidez vamos tentar todas as frentes para evitar um mau desfecho.

LMMaria -
Offline
Desde 21 Abr 2024

Não citei o meu médico, Dr Vitor Carvalho do hospital da Luz!

PatríciaMeireles -
Offline
Desde 21 Abr 2024

Peço desculpa por ter clicado no abuso foi sem querer é a primeira vez que estou por aqui e meia desorientada

Desde 26 Maio 2024

Olá Patrícia.
Antes de mais lamento o sucessivo.
Deste lado está outra Patrícia que passou exatamente pelo mesmo. Por íncrivel que pareça, tive também uma perda em Novembro de 2023 com 8 semanas e outra em Março deste ano.
Tenho a certeza que tudo correrá pelo melhor! Vamos ter confiança.
Quanto a médicos, sendo do Porto, recomendo a Dra. Sandra Soares, da Porto Clínica. Estou a ser acompanhada por ela e é maravilhosa (por isso mesmo com uma longa fila de espera também).
Quanto a exames, e porque não queremos passar por uma 3a situação dif´ícil vamos proceder para exames de cariótipo, tanto eu como o meu marido, de exames ao sangue mais específicos, no sentido de tentar perceber melhor o nosso perfil e alterações genéticas que possam existir.
Como suplementação, estou a tomar o ovosicare fertility.
Qualquer questão, estou ao dispor!
Muita força nesta caminhada.

Nemeyssia -
Offline
Desde 21 Jan 2024

Olá, sei que tópico já tem algum tempo. Aqui está outra Patrícia a passar pelo segundo aborto retido. Do primeiro em junho do ano passado expulsei em casa naturalmente, sem medicação. Deste perguntei ao obstetra (no público) se haveria forma de saber as causas uma vez que já era o segundo, respondeu-me que posteriormente seriam feitas análises, este obstetra seguiu-me logo desde início porque tive um descolamento as 5 semanas e 4 dias. E depois quando regressei as 7+4, o descolamento tinha curado mas o embrião estava bradicardico, receitou me anticoagulantes e aspirina para tentar reverter a situação, regressei as 9 semanas e não me deu um diagnóstico definitivo mas disse que em princípio não tinha desenvolvido e que não conseguia encontro batimento cardíaco, para voltar lá duas semanas depois para confirmar. Portanto no dia que fazia 11 semanas confirmou-se o diagnóstico. Receitou me medicação para começar o processo de expulsão em casa na quinta-feira, e regressar ao hospital no sábado. Fiz a expulsão lá, por meio de algumas intervenções, sem anestésicos de qualquer espécie, retirou o que estava solto com pinças, aspirou o restante com uma sonda e uma seringa. Mas recolheu uma amostra de tecidos durante a aspiração. E quando me recolheram sangue para controlo, recolheram dois tubos. Ou seja, é a minha segunda perda e foi enviado para patologia, normalmente quando isto acontece enviam também uma amostra de sangue materno, junto com os tecidos do aborto. Noutro tópico onde tenho falado com outras mães até falei nisso, e uma das meninas respondeu me que já se faz a partir da segunda perda, que conhecia um dos GO que estiveram na origem desta alteração, pois não faz sentido aguardar uma terceira perda.

patriciadm98 -
Offline
Desde 19 Abr 2024

Muito obrigada a todas vocês pelas respostas, hoje descobri que tenho trombofilia e já me foi receitado injeções e aspirina para quando souber que estou grávida começar a tomar de imediato a medicação. Sempre recorri ao privado, pois no público só aos 3 abortos é que fazem o estudo, aconselho a todas as meninas que passem por abortos a fazer estes exames ao sangue. Beijinhos