18 meses e ainda não quer comer alimentos mais sólidos | De Mãe para Mãe

18 meses e ainda não quer comer alimentos mais sólidos

Responda
3 mensagens
Desde 01 Abr 2023

Olá a todas !
Escrevo esta mensagem pois estou a tentar inserir uma alimentação com comida mais sólida à minha filha de 18 meses mas não tenho tido sucesso nenhum.
Ja tentei de diversas formas mas sempre sem sucesso.
Tentei dar o “prato principal” antes de tudo para que tivesse fome
Misturei com sopa ou fruta mas cospe sempre a parte sólida
Deixei no prato para ela explorar mas nem toca na comida
Coloquei no meu prato porque ela tem curiosidade em ver-me a comer mas quando lhe ofereço rejeita logo.
Se eu tentar dar começa a chorar como se fosse o fim do mundo.
(Nota: ela come pão, bolachas sem problemas )
Alguém tem dicas ? Sei que cada bebé tem o seu tempo mas será isto apenas uma birra ?

Catarina IRLopes -
Offline
Desde 07 Nov 2022

Ola mamã. O meu tem 15 meses e tenho o mesmo problema. Ele tem imensa curiosidade, pede comida, agarra na comida e leva à boca mas depois deita tudo fora, não engole nada, nem mesmo o pão ou bolachas como a tua.
A pediatra só diz para continuar a insistir mas é desesperante 😕

CarlaSDBarros -
Offline
Desde 21 Maio 2023

Olá…boa tarde,
Não tenho grandes dicas para lhe dar porque na verdade também ando um bocadinho à nora com este tema, na verdade posso dizer-lhe que até à data, ela vai fazer 17 meses, o maior desafio que tenho enfrentado nesta aventura de mãe de 1ª viagem tem sido mesmo a alimentação. Já uns 2 meses atrás criei um tópico por causa disso. A minha bebé, para além de só aceitar quantidades ridiculamente pequenas de alimentos sólidos (que não estejam passados), ainda decide acumular grande parte deles na boca e não engolir. Depois de ter escrito o tópico ela andou umas 2 semanas melhor mas já voltamos ao mesmo. A par disso ela não demonstra o mínimo interesse por comida, aparentemente nunca tem fome. A questão dos sólidos não tem a ver com o facto de termos tido qualquer tipo de receio em engasgamentos, desde os 6 meses e pouco, quando iniciamos a IA sempre lhe apresentamos os alimentos tanto triturados como aos pedaços, e ela nunca demonstro interesse por nenhuma das formas. Com o tempo foi começando a comer mais sopa e mais fruta (passada) e vai comendo em pouquíssimas quantidades arroz, massa, batatas…a carne põe na boca mastiga e não engole. Fruta inteira (pedaços) é para esquecer nem tenta provar. Antes ainda comia banana e manga autonomamente agora nem leva à boca. Como referi no outro tópico ela é acompanhada, além da pediatra por uma nutricionista pediátrica e por uma terapeuta da fala especializada em deglutição e selectividade alimentar…todas dizem que ela não tem qualquer problema e que é uma questão de tempo até ela decidir. Mas verdade é que eu vejo o tempo passar e cada vez fico mais preocupada com a questão de por exemplo ela se recusar a mastigar fruta crua ou inteira vá ter implicações no desenvolvimento da fala. E a questão dela ficar com a comida na boca depois de mastigar e não engolir deixa-me em desespero e faz com que a hora das refeições seja um martírio😔 O que lhe posso dizer é o que me dizem os profissionais de saúde…aguardar, insistir sem forçar e acima de tudo muuuuita paciência. Eu tenho toda a paciência do mundo mas a verdade é que fico muito triste e com o coração apertadinho. Muita força para si e espero que seja apenas uma fase da sua bené. A da minha já está a ser extremamente longa😣

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?