a partir de que idade procurar ajuda? | De Mãe para Mãe

Está aqui

a partir de que idade procurar ajuda?

Ter, 30/11/2021 - 10:47
Terapeuta Ocupacional
Elifernanda offline

Olá bom dia Dra.
O meu filho vai agora fazer 23 meses e pouco ou nada fala... tem um fascinio por carros , é das palavras que disse prNeste momento diz (carro, papá, nána=mamã; dá , tira e olá....Depois emite sons que já sabemos estarem associados a certas palavras que dizer...
Somos pais, naturalmente preocupados, ele frequenta a creche desde setembro deste ano , mesmo em casa tentamos estimulá-lo o máximo que conseguimos dentro do que achamos apropriado para a sua idade. Ele gosta que lhe leia livros e que lhe diga o que é cada "imagem".
No entanto, nao fala, não vejo grande evolução no vocabulário há 2/3 meses atrás.
Gostava de saber se devo procurar ajuda ou deve esperar, é que a minha maior angústia é que vamos ter um mais um bebé, um irmaozinnho, agora este mês e que o meu menino possa ter retrocessos ....

Margarida Sabino

Bom dia,

Antes de mais parabéns pelos seus meninos. Compreendemos perfeitamente a preocupação e é natural que possam haver alguns retrocessos num processo de adaptação à chegada de um irmão.

Tendo em conta a idade do seu menino, já se deveriam perceber mais algumas palavras e já deveria começar a juntar 2 palavras para fazer frases simples (ex.: dá pão), no entanto, cada criança tem o seu ritmo e poderá haver diferenças de desenvolvimento sem que exista patologia.

A atividade de leitura de livros que fazem com ele é um excelente estímulo que aconselho que continuem. Além disso, podem envolvê-lo nas atividades do dia-a-dia (cozinhar, pôr roupa a lavar, estender roupa, limpar o pó...) e conversar muito, frases simples mas bem construídas, aumentando progressivamente a complexidade.

No entanto, recomendo também que façam um despiste auditivo, pois é muito frequente passarem despercebidas alterações a este nível, e a consulta de terapia da fala para confirmar se poderá, ou não, haver necessidade de acompanhamento ou de encaminhamento para outra especialidade.  Mesmo que não haja necessidade de acompanhamento direto, a consulta de terapia da fala será fundamental para receberem orientações de estimulação mais específicas para o vosso filho.  Apesar de, muitas vezes, se pensar que a terapia da fala é para crianças de mais idades, a verdade é que trabalhamos com crianças desde bebés, dependendo sempre das situações em causa.

Que tudo corra pelo melhor nesta nova etapa!

terapeuta da fala Rita Costa