Sempre que se sai de casa com o bebé parece que os brinquedos e entretenimento nunca são suficientes. Quando se faz uma viagem mais ou menos longa, convém que todos estejam felizes e, claro, o bebé também. Os percalços estão sempre à porta, mas depois de alguma experiência, começa a perceber-se que a organização compensa e que pode trazer bastante serenidade. Lembre-se: se não planear podem sempre não existir fraldas suficientes, mudas de roupas necessárias ... Para ter uma boa viagem com o seu bebé comece sempre por alguns itens básicos dos quais não se deve esquecer.
Cadeirinha bem colocada – Feito!
A primeira coisa a comprar para usar com o seu bebé no carro é a cadeirinha de transporte, sempre de acordo com a idade dele. Todos sabem que a cadeirinha de segurança é essencial, porém, existem muitas que são mal colocadas, podendo resultar, em caso de acidente, em sérios ferimentos para a criança. Desta forma, leia sempre as instruções e tenha atenção em colocar a cadeira de forma correta no seu carro. Faça-o pela segurança do seu bebé! Quando se usa o cinto de segurança e a cadeirinha de transporte da forma correta, está comprovado que esta medida é bastante efetiva, por isso, tirar o tempo para ler e compreender como se ajusta o cinto e a cadeirinha, compensa. Não deixe de ler o manual não só da cadeirinha mas também o manual do carro.
Toalhitas – Feito!
Essencial: toalhitas húmidas e toalhitas de papel sempre no carro. É um grande desafio transportar crianças no carro sem que existam derrames ou alguma sujidade à mistura durante uma viagem. Toalhitas de bebé nunca são demais em qualquer local, mas no carro são de facto essenciais. Se o bebé for alérgico a toalhetes, o ideal é ter sempre pequenas garrafas de água no carro, e pequenas toalhitas de mãos secas, para humedecer e usá-las, quer seja para limpar alguma sujidade ou até para usar na limpeza da face ou mãos.
Saco suplente apetrechado – Feito!
Nada como ter um saco extra apetrechado de coisas para usar apenas “no caso de…”. Nem que seja ter sempre uma fralda extra no porta-luvas do carro, demonstra ser sempre uma boa ideia. Numa viagem, acidentes de fralda podem sempre acontecer e, por vezes, esquece-se de recarregar o saco das fraldas, e isto é facilmente resolvido se existir sempre no carro um pequeno saco com algumas roupinhas – nomeadamente com algumas fraldas extra. Coloque esse saco na parte de trás do banco do condutor do carro, ou até debaixo do assento, para que esteja sempre à mão em caso de SOS. Deve considerar que este saco é apenas para qualquer acidente, e não para ser abastecido e revisto diariamente, para isso existe o saco das fraldas.
Brinquedo divertido – Feito!
Tenha sempre um brinquedo com o qual o bebé se entretenha ou para onde possa olhar no carro. Opte por num brinquedo que tenha algum tipo de som ou um outro com o qual saiba que o seu bebé se irá distrair. O ideal será um brinquedo ou objeto que se possa agarrar ao banco para que não se perca no carro, e para que o bebé não o deite ao chão.
Comidinha – Feito!
Nunca saia de casa sem um snack que contemple uma fomita do pequenito ou pequenita. Leve sempre consigo alguns snacks saudáveis que sejam perfeitos para os seus filhos ou bebé comerem. Para crianças com mais de 1 ano de idade, bolachas com formatos divertidos, como as bolachas de aveia ou de leite, ou pequenos saquinhos de uvas passas são perfeitos. Basta colocar estes alimentos no porta-luvas do carro e sempre que a fomita atacar tem sempre um plano B, caso não tenha preparado nada para comer. No entanto, deve ter em atenção se o seu bebé já tem idade para ingerir este tipo de alimentos, e se consegue comer por si mesmo. Estes alimentos também não substituem a alimentação do bebé, são apenas usados em caso de emergência.
Alguns minutos de organização, planeando e colocando este tipo de itens no carro, serão uma grande ajuda para uma viagem maior ou mais curta. Por fim, não se esqueça dos restantes passageiros do carro e, claro, de si!