Planear as férias em família: dicas de poupança | De Mãe para Mãe

Está aqui

Planear as férias em família: dicas de poupança

De_Mãe_Para_Mãe_Planear_Férias_em_Família

De Mãe para Mãe e Doutor FinançasUm artigo Doutor Finanças


Quando o tema é poupar, já se sabe que quanto mais cedo começar melhor. E chegado o mês de março, é hora começar a pensar nas férias em família. Já tem planos? Se ainda não tiver, nunca é cedo para começar a poupança.


Mesmo se tiver um orçamento limitado, isso não significa que não possa gozar de uns dias inesquecíveis com a sua família, com direito a momentos de descanso, convívio, atividades em família e até a descoberta de novos lugares. Para que isso seja possível, é essencial que planeie bem as suas férias e use a criatividade.

Para o ajudar a encontrar algumas soluções de poupança para as suas férias em família, temos algumas dicas e sugestões.


Traçar um orçamento

A primeira dica é essencial e transversal a qualquer tipo de poupança. Isto porque só com um orçamento traçado é que é possível ver para onde vai o nosso dinheiro e fazer os ajustes necessários.

Fazer um orçamento é muito simples. Basta colocar de um lado todos os rendimentos da família e do outro todas as despesas – sejam fixas ou não. Depois de terem uma imagem de todos os gastos, em família podem decidir onde é possível cortar. Este método vai permitir uma maior folga orçamental ao final do mês. E com esse dinheiro, podem iniciar a poupança para as férias.

Se já decidiram onde querem ir nas férias, podem também traçar um orçamento específico. Ou seja, podem estabelecer um montante máximo para gastar, incluindo as despesas principais (transporte, alojamento, refeições), mas deixando também de parte um valor para alguns extras que possam surgir. Tendo um teto máximo, é também mais fácil poupar até chegar ao objetivo.


Fazer um mealheiro para as férias

Como é costume dizer-se: mais vale prevenir do que remediar. Assim, não fique à espera de receber o subsídio de férias para fazer face a estas despesas. Depois de estabelecer um orçamento e ter uma ideia de quanto irá gastar, faça um plano mensal de poupança e coloque de lado um valor todos os meses.

Incentive os mais novos a participar. Por exemplo, se já tiverem idade para receber semanada ou mesada, podem contribuir para o mealheiro com uma moeda todas as semanas. Cultivar esta ideia do mealheiro junto dos seus filhos, vai também fazê-los pensar melhor nas suas escolhas. Além disso, vão sentir-se incluídos nesta poupança conjunta que tem como objetivo momentos de diversão em família.

E assim, quando chegar o momento de ir de férias, não vai precisar de se preocupar com o seu orçamento familiar, podendo até guardar o seu subsídio de férias para outras finalidades.

De Mãe para Mãe Poupar para férias

Planear com antecedência

Como já foi referido anteriormente, tempo e planeamento são fundamentais para conseguir poupar. Ao planearem as férias com antecedência, poderão encontrar o local ideal e ao melhor preço possível. Além disso, é sempre bom não deixar tudo para a última hora para evitar começar as férias em stress.

Façam pesquisas e comparem preços. Podem até recorrer a agregadores de pesquisas, onde podem encontrar viagens a preços mais acessíveis.


Procurar alojamentos alternativos

Consoante o tipo de férias que pretendem, devem escolher o tipo de alojamento mais adequado. Para poupar, o ideal é optar por um apartamento ao invés de um hotel. Especialmente se a família for numerosa, o que implica mais do que um quarto. Por isso, devem fazer uma pesquisa na internet e comparar as várias opções disponíveis para o destino pretendido.


Fazer as refeições em casa quando vai de férias

No caso de ficarem alojados num apartamento ou casa de férias, além de poupar no alojamento, podem também fazê-lo no que diz respeito às refeições. Podem fazer várias refeições em casa e preparar lanches para a praia ou para os passeios, poupando umas boas centenas de euros.


Procurar atividades gratuitas

É possível passar bons momentos em família sem gastar dinheiro. Podem procurar a agenda cultural ou desportiva do lugar para onde vão e perceber se há atividades ao gosto de todos.

Além disso, podem também aproveitar para fazer caminhada ou piqueniques. Na mala de viagem podem também levar alguns jogos de tabuleiro, por exemplo, que vão tornar os tempos mortos em momentos de lazer divertidos.


Ter um orçamento mais apertado pode ser um pouco limitador quando o assunto são as férias em família. Contudo, lembre-se de que não é de todo um impedimento para se divertirem e criarem memórias inesquecíveis. Com o planeamento certo, existem várias atividades que podem fazer, respeitando o orçamento familiar.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?