Para a mamã: o que levar na mala de maternidade? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Para a mamã: o que levar na mala de maternidade?

O que levar na Mala de Maternidade? De Mãe para Mãe

A mala de maternidade é tema que suscita muitas dúvidas, e com toda a preocupação relativamente aos produtos necessários para o bebé (já leu o nosso artigo sobre a mala do bebé?), sabemos que há, por vezes, coisas que ficam esquecidas. Para que nada falhe, deixamos uma lista de sugestões de produtos para as mamãs que estão quaaaase a conhecer os seus bebés.


  1. Roupa de dormir


    Sugerimos que opte por camisas de dormir com abertura frontal para que tudo seja mais prático depois do parto. Isto irá facilitar as idas à casa de banho quando lhe for permitido levantar, a amamentação (se assim quiser/puder) e, claro, o contacto pele com pele entre a mãe e o bebé. As camisas de dormir com abertura frontal permitem fazê-lo sem necessidade de ficar em tronco nu. A La Redoute, por exemplo, apresenta muitas opções que combinam este pragmatismo com o estilo de cada grávida. Se é uma mamã de verão, esta pode ser uma boa sugestão, mas sugerimos também esta, de manga comprida, para as mamãs de inverno.


  2. Robe


    Após o parto, será aconselhada a caminhar um pouco. E ainda que as regras tenham mudado um pouco devido à pandemia da Covid-19, em alguns locais será possível caminhar um pouco no corredor – além de que nem todos os quartos têm casa de banho privada – pelo que um robe será algo a não esquecer. Não precisa de comprar um robe adequado à gravidez ou ao pós-parto – é sempre melhor utilizar aquilo que já tem em casa – mas deixamos a sugestão da Oysho, adequada à maternidade, no caso de ter que comprar um para o efeito.


  3. Chinelos de quarto


    É possível que, no pós-parto, ainda tenha algum inchaço. Para que o conforto não fique comprometido, recomendamos que opte por chinelos de quarto em vez de pantufas, pois são mais fáceis de calçar (não precisará de se baixar para tal). Opte por um par com a sola fofa e com frente larga, para que não tenha de se preocupar com o calçado num momento tão mágico como este! A Zara Home tem opções para todos os gostos e preferências, pelo que deixamos duas hipóteses: com frente aberta, em pelo sintético branco, e uma versão fechada, em pele.


  4. Cuecas descartáveis e pensos higiénicos


    Não são os itens mais glamorosos desta lista, é verdade, mas são muito úteis! As cuecas descartáveis são recomendadas por não terem costuras e não magoarem as zonas sensibilizadas pelo parto, e os pensos higiénicos acabam por ser necessários por haver alguma expulsão de sangue nos primeiros dias a seguir ao parto. Encontra estes produtos em qualquer farmácia ou supermercado.

    Neste segmento, destacamos os conjuntos da Vertbaudet, super em conta e muito confortáveis.


  5. Batom e creme hidratante


    Pode parecer algo superficial, mas a verdade é que muitas mulheres se queixam de lábios e pele seca nos dias que sucedem o parto, pelo que o batom hidratante (vulgarmente conhecido como batom do cieiro) é importante neste momento. Para os lábios ugerimos um bálsamo labial disponível na The Green Baby Concept, à base de óleos naturais e extractos de plantas.

    O creme poderá não ser aplicado em todo o corpo, mas sim em zonas mais secas. A Barral e a Bioderma são duas das marcas recomendadas pelo De Mãe para Mãe que têm linhas adequadas às recém-mamãs e a vários tipos de pele!


  6. Soutiens e discos de amamentação


    Mesmo que não os utilize durante os dias de internamento (dependerá do que considerar mais confortável!) será seguro dizer que precisará deles no dia em que regressará a casa (e daí para a frente). Mesmo que a amamentação, por uma razão ou outra, não esteja nos planos, é possível que lhe seja recomendada a utilização de discos de amamentação para evitar que as gotinhas de leite ou colostro que possam existir sejam imediatamente absorvidas, sem molhar a roupa.

    Os discos de amamentação, encontra em qualquer farmácia ou loja de puericultura – marcas como a Philips Avent, a Chicco e a Medela são boas sugestões – e os soutiens de amamentação, com abertura da copa, existem em várias cores, padrões e tamanhos, com ou sem acolchoado, em renda, algodão e muito mais. Se prefere opções mais básicas, recomendamos este pack de dois, da Vertbaudet, mas a Dama de Copas apresenta outras versões mais elaboradas, com a vantagem de garantir uma maior diversidade de tamanhos, como o modelo Charlotte ou o modelo Blossom.


  7. Creme protetor de mamilos


    Esperamos genuinamente que seja uma daquelas coisas que vai na mala e acaba por não ser necessária, mas recomendamos que considere comprar um creme protetor de mamilos. Com a amamentação, os mamilos têm tendência a ficarem sensíveis ou secos e, com a sucção do bebé, poderão surgir algumas feridas. O Purelan, da Medela, é recomendado por especialistas e é uma grande ajuda nesta fase!


    Não se esqueça, também, do seu kit de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, escova de cabelo, champô...), dos seus documentos (não só relativos à gravidez, mas também o cartão de cidadão) e da roupa que deseja usar na saída da maternidade – algo largo e confortável, que não aperte a zona do ventre.

    E, claro, uma última dica: o telemóvel (e máquina fotográfica, se preferir) e o carregador têm que ser colocados na mala, sem falta!


Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?