Mitos sobre as fraldas de pano | De Mãe para Mãe

Está aqui

Mitos sobre as fraldas de pano

fraldas de pano

As fraldas de pano estão a voltar em força e não é só por serem amigas do ambiente. Se as associa com o passado, pode colocá-las no seu presente. As queixas míticas que se ouvem antes de se conhecer realmente as fraldas de pano podem ser desvendadas...

  1. Necessita de usar alfinetes para prender as fraldas. Hoje em dia já não são necessários alfinetes para prender as fraldas. A capa protectora das fraldas de pano já vem preparada para prender com velcro, botões, etc, não sendo necessário usar alfinetes-de-ama, que transmitem sempre a sensação de se poder magoar o bebé.
  2. As fraldas de pano provocam mais irritações. Por muito que este mito esteja difundido não é de todo devido às fraldas em si. O detergente com que se lava as fraldas poderá ser o principal motivo deste mito. A maioria dos detergentes deixa sempre algum resíduo mesmo depois de terminar o programa completo na máquina de lavar. Este problema resolve-se se em vez de amaciador colocar vinagre branco. Passar a roupa por um programa de água fria depois de lavada também pode ajudar. Evite usar lixívia pois para além de poder deixar resíduos menos bons, também acaba por poluir o ambiente.
  3. As fraldas de pano não deixam a pele respirar. No passado o tecido das fraldas de pano era um tecido que deixava a pele respirar muito pouco. Hoje em dia as fraldas de tecido já contém materiais que permitem deixar a pele do bebé respirar. Também ajuda bastante mudar a fralda mal note que o seu bebé a sujou.
  4. Fugas de urina e acidentes são mais comuns. Deve sempre comprar fraldas de acordo com o tamanho do seu bebé. Antes de mais verifique se a fralda está dentro da capa protectora. Se a fralda for demasiado comprida dobre uma ponta para dentro da capa protectora. Muitas capas protectoras das fraldas ajustam-se com botões, velcro, filas de botões nas laterais ou frontais; o ajuste pode ser assim muito bem conseguido. Pode também optar por uma capa que seja ajustada com elásticos na cintura e nas pernas do bebé, e que se veste como umas calças. Uma fralda bem colocada não verte facilmente. Não coloque as fraldas e as capas protectoras a secar na máquina de secar roupa pois o calor faz com que percam a sua capacidade de isolamento.
  5. Necessita de usar lixívia para desinfectar e lavar as fraldas. Deve sempre colocar as fraldas numa pré-lavagem, e de seguida colocá-las de molho em sabão (ex: durante a noite); esta prática deverá dar conta dos maus odores bem como das manchas. Usualmente a lixívia deteriora as fraldas pois enfraquece-as criando buracos no tecido, mas se substituir a lixívia por vinagre branco adicionado ao detergente, este ajuda a desinfectar as fraldas. Alguns fabricantes desaconselham esta prática pois pode danificar as fraldas, confirme-a com o seu.
  6. As fraldas de pano cheiram pior. Não coloque as fraldas em água mal as retirar do bebé. A água irá aumentar o desenvolvimento de bactérias e logo de maus cheiros. Depois de retirar a fralda do bebé, pode salpicar o exterior da fralda com bicarbonato de sódio, quando necessário, pois ajuda a diminuir os maus odores. Lavar as fraldas cada 2 ou 4 dias também ajuda a não ter maus cheiros na casa. Evite amaciadores e coloque o cesto das fraldas sujas num local mais remoto da casa, ou mesmo num local arejado como uma varanda. Os amaciadores reduzem a absorção dos tecidos e podem estragar a resistência à água de algumas fraldas, por isso evite-os.
  7. As fraldas depois de sujas são muito difíceis de limpar. O conteúdo das fraldas pode ser despejado no lixo ou na sanita, e o restante será removido pelo programa de pré-lavagem da máquina. Excepto em casos extremos, não são necessárias grandes engenharias. Em ultimo caso pode sempre colocar umas luvas descartáveis.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?