Desejos de grávida durante a gravidez | De Mãe para Mãe

Está aqui

Desejos de grávida durante a gravidez

grávida com desejos

Os famosos desejos de grávida são muito comuns, sendo relatados por muitas grávidas. Pelo menos 50% das grávidas irão experimentar um estranho desejo por algum alimento ou por algum tipo de comida pouco usual. Existem alguns desejos mais populares como alimentos muito doces ou muito salgados, podendo também passar por alimentos muito condimentados.

Causas dos desejos durante a gravidez

Não se sabe ao certo o porquê de surgirem desejos durante a gravidez, no entanto sabe-se que esta situação é mais uma regra do que uma excepção. Especula-se que seja pelo facto do corpo necessitar de trabalhar a dobrar para produzir um bebé saudável, por isso os desejos podem apenas significar a necessidade de ingerir mais calorias. No entanto, existem alguns tipos de desejos que podem significar necessidades reais, como uma mãe vegetariana ter desejos por carne. Poderá também desejar alimentos que nunca gostou.

Lidar com os desejos de grávida

Muitas grávidas simplesmente cedem aos desejos, no entanto isto não significa que se sentir vontade de comer tarte de maçã, tenha de comer uma inteira. Optar por uma dose pequena pode ser a solução para lidar com os desejos. As hormonas podem ser responsáveis por desejos estranhos como por exemplo: comer iogurte com presunto.

Por vezes desejos de coisas estranhas que podem ser prejudiciais podem significar uma deficiência de algum tipo de nutriente, como por exemplo: o desejo de gelo pode significar deficiência em ferro; o desejo por chocolate, que é muito comum, pode significar necessidade de vitaminas da classe B. No entanto, se sentir desejo por barro ou terra deve consultar o seu médico assistente. Desejos estranhos como por pasta dos dentes, grãos de café, plasticina, e outras substâncias prejudiciais devem ser relatados ao médico pois podem significar anemia, e ele poderá recomendar um suplemento adicional. No entanto, nunca ingira este tipo de substâncias por muito que lhe apeteça!

Sensação de aversão ao sabor azedo durante o primeiro trimestre da gravidez

Cientistas suspeitam que a aversão ao sabor azedo no início da gravidez se deve a uma protecção que advém dos nossos primórdios, pois é uma forma do corpo evitar plantas e frutos tóxicos, que normalmente têm um sabor azedo. Esta aversão ao azedo desaparece usualmente depois da fase de desenvolvimento fetal – cerca do terceiro trimestre – quando as fases cruciais do desenvolvimento fetal terminam.

A maioria dos desejos de grávida é inofensiva e facilmente ultrapassados por um bocadinho de indulgência, o que também é permitido durante a gravidez.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?