Os Benefícios do Yoga na Gravidez | De Mãe para Mãe

Está aqui

Os Benefícios do Yoga na Gravidez

Os Benefícios do Yoga na Gravidez De Mãe para Mãe

Susana Lopes, Professora de Yoga e fundadora do projeto Susana Lopes, Professora de Yoga e fundadora do projeto "Gravidez sem Stress"

“O bebé praticante do yoga dentro da barriga da mãe é mais capaz de se desenvolver harmoniosamente, usufruindo do reforço do equilíbrio, serenidade, energia, pensamento e emoções positivas da mãe” – in “Yoga e Maternidade”

Nas últimas décadas têm sido espantosas as descobertas sobre a complexidade da vida de um bebé ainda no útero materno, com um tempo tão curto de existência mas já com tanta consciência e sensibilidade. Estas investigações confirmam, também, a influência que os ambientes físicos, emocionais, mentais e energéticos têm sobre a mãe e o seu bebé, podendo fazer a diferença em como ambos irão viver a sua vida durante a gravidez, o trabalho de parto e a sua predisposição para a vida após o parto.

Na conceção, os programas genéticos do ADN da mãe e do pai são transmitidos para a primeira célula do seu bebé, mas a ciência revela também que, durante a gravidez, esses programas podem ser ativados ou não, ou até mesmo modificados, de acordo com a qualidade das emoções e reações que a mãe vive, bem como a qualidade do meio ambiente que a envolve.

Quando a mulher está grávida, as suas experiências transformam-se em informação que o seu bebé organiza, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento físico e psíquico, e essa informação fica registada em cada uma das suas células. O útero torna-se, assim, a primeira escola do bebé.

Agora entendemos que a responsabilidade de uma mãe vai muito para além do vínculo físico e estende-se para a qualidade do que sua mente experiencia, os seus pensamentos, emoções e a sua própria visão do mundo exterior. Mães que vivenciam sentimentos de ansiedade, stress, frustração e depressão durante a gravidez têm uma maior tendência para a falta de conexão e vínculo com o seu bebé, influenciando a vida intrauterina, o desenvolvimento do bebé e até mesmo o trabalho de parto e pós-parto. É por isso que é tão importante que a mãe esteja bem informada, aprenda os meios e tenha as ferramentas necessárias para harmonizar os seus sentimentos e pensamentos, para o melhor começo de vida de seu bebé.


Os Benefícios do Yoga na Gravidez


O yoga é uma das práticas disponíveis mais antigas e eficazes para melhorar a saúde, consciência e conexão do ser humano, e são imensos os benefícios que este traz, tanto para a mãe como para o bebé dentro de si.


Quais são, então, os benefícios da prática do yoga durante a gravidez?

• Ajuda a ultrapassar, de uma forma mais tranquila, as alterações físicas, energéticas, hormonais e emocionais que a mulher sofre durante a gravidez.

• Potencia a elasticidade e força muscular da futura mãe, que carrega agora um bebé em constante crescimento.

• Funciona como um antídoto ao stress, à tristeza e à irritação, acalmando o sistema nervoso (intimamente ligado à sobrevivência do bebé) através da meditação, da mentalização positiva, dos exercícios respiratórios e de relaxamento, e provocando um retorno à calma e à tranquilidade durante, e após, a prática do yoga.

• Atua sobre os órgãos, tecidos e glândulas, sobre os aparelhos circulatório sanguíneo, linfático e imunológico, tonificando-os e otimizando as suas funções, tendo em atenção que, durante a gravidez, a mulher possui mais sangue para purificar e que estes aparelhos estão a ser pressionados pela falta de espaço e atividade extra.

• Ajuda a futura mamã a viver a sua gravidez com mais felicidade e confiança, aumentando a sua sensibilidade e o diálogo interno com o seu bebé.

• Ajuda na recuperação emocional e física pós-parto.


Embora a prática do yoga não possa garantir um parto natural e rápido, a mulher grávida praticante de yoga tem mais consciência corporal, pode usufruir do treino dos exercícios respiratórios - fazendo-os quase automaticamente - e relaxa com maior facilidade e mais rapidamente. A grávida praticante de yoga desenvolve, também, o seu emocional positivo e a sua intuição, usufruindo de cada momento de uma forma mais lúcida, saudável e feliz.




Artigo originalmente publicado na terceira edição da Revista De Mãe para Mãe, em abril de 2020.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?