8 motivos pelos quais os casais não conseguem engravidar | De Mãe para Mãe

Está aqui

8 motivos pelos quais os casais não conseguem engravidar

A maioria dos casais pretende, a dada altura, aumentar a sua família. Se para alguns casais esse passo é dado com relativa facilidade e, pouco tempo depois, têm o seu bebé nos braços, para outros isso não é assim tão simples. Existem vários estudos que demonstram que um em cada seis casais tem dificuldade em engravidar. As causas para que tal aconteça são várias, no entanto, na maioria das vezes, após diagnóstico, tratamento e acompanhamento, a gravidez torna-se possível.
As causas de infertilidade tanto podem ser femininas como masculinas. Neste artigo, apresentamos os motivos mais comuns (femininos e masculinos) pelos quais os casais não conseguem engravidar.

1. Idade reprodutiva avançada

A idade reprodutiva ideal vai até aos 35 anos. A partir desta idade, e por motivos orgânicos, o potencial de reprodução diminui consideravelmente. A partir dos 40, essa diminuição é ainda mais significativa, sendo que a possibilidade de engravidar a partir desta idade é cerca de 10%.

2. Endometriose

A endometriose é uma das principais causas de infertilidade. O endométrio é a camada que reveste internamente o útero e que descama mensalmente, aquando da menstruação. Quando esse tecido cresce fora do útero, em zonas como os ovários, trompas de Falópio ou mesmo na cavidade pélvica, estamos perante um caso de endometriose. A solução para este problema é a cirurgia, em que são retirados esses pedaços de tecido, bem como tratamentos de reprodução assistida. Após a cirurgia e os tratamentos, cerca de 50% a 60% das mulheres consegue engravidar.

3. Síndrome dos ovários poliquísticos

Estima-se que cerca de 20% das mulheres tenham ovários poliquísticos. Esta síndrome caracteriza-se pela presença de um grande número de pequenos quistos na superfície do ovário, o que pode implicar alterações nos ciclos menstruais, bem como ausência de produção de óvulos, daí a dificuldade que a mulher pode ter em engravidar.

4. Problemas de ovulação

Os problemas de ovulação podem ter que ver com a ausência de ovulação devido a problemas hormonais. Neste caso, após um tratamento hormonal, as possibilidades de a mulher conseguir engravidar são elevadas. Por outro lado, os problemas de ovulação podem ter que ver com os óvulos em si, quando estes estão danificados ou apresentam anomalias cromossómicas que impedem a gestação.

5. Obstrução das trompas de Falópio

Quando há alguma obstrução nas trompas de Falópio, provocada por doenças inflamatórias ou por doenças sexualmente transmissíveis (como é o caso da clamídia), a fecundação fica impedida, uma vez que os espermatozoides não conseguem chegar ao óvulo. Nestes casos, o recurso à cirurgia pode ser uma opção, dependendo da área obstruída e da causa da obstrução. Quando a cirurgia é possível e feita com sucesso, a mulher aumenta novamente as suas probabilidades de engravidar.

6. Obstruções nos vasos deferentes (no caso dos homens)

Quando há alguma obstrução nos vasos deferentes (canal através do qual são transportados os espermatozoides), os espermatozoides não são ejaculados, logo não haverá fecundação. Estas obstruções podem ter várias causas, tais como varicocelo (presença de varizes no escroto), doenças sexualmente transmissíveis ou outro tipo de patologias.

7. Alterações nos espermatozoides

Vários são os problemas que podem acometer os espermatozoides, tais como diminuição do seu número ou mesmo inexistência, pouca mobilidade ou formato anormal. No caso de o problema ter que ver com a baixa produção de espermatozoides, um tratamento medicamentoso poderá resolver o problema.

8. Infertilidade inexplicável

Quando todos os outros problemas são despistados através de exames e avaliações rigorosas, estamos perante um caso de infertilidade inexplicável, ou seja, não há uma razão anatómica, fisiológica ou patológica que explique a infertilidade.

Estas são as principais causas pelas quais os casais não conseguem engravidar. Se há umas em que um tratamento hormonal ou uma intervenção cirúrgica resolvem o problema, há outras em que não é assim tão simples, sendo necessário o recurso a técnicas mais invasivas como a fertilização in vitro, por exemplo. Sempre que um casal, saudável e em idade reprodutiva, esteja há mais de um ano a tentar engravidar e não consegue, é aconselhável que procure um médico para saber se há algum problema que esteja a impedir a gravidez.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?