Porque as mães vestem os filhos à sua imagem? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Porque as mães vestem os filhos à sua imagem?

As mães esforçam-se muito por manterem vivo o ditado “Tal mãe, tal filho/a” ao longo de várias gerações. Por isso, vestem os filhos à sua imagem, transformando-os por vezes em pequenas reproduções delas próprias. Saiba porque as mães vestem os filhos à sua imagem e conheça as razões de ordem social, económica e psicológica que justificam tal ato.

1. Para elas próprias se sentirem mais jovens

Algumas mães sentem-se mais jovens e rebeldes ao vestirem as suas filhas com vestidos iguais aos seus. Quem apreciar a forma como a mãe e os seus filhos se vestem e saem à rua, vai notar que a mãe ao parecer-se com os seus filhos apresenta-se mais jovem e bonita.

2. Para incutir as mesmas tendências de moda aos filhos

As mães são muito protetoras e exigentes para com os seus filhos (verdadeiras mães galinha) e, de forma a evitar que estes sigam tendências de moda que para elas não sejam toleráveis, impõem um determinado estilo. Esse estilo passará sempre por ser o mais próximo do que elas usam, ou seja, à sua imagem.

3. Para que os seus filhos sejam associados a elas próprias

As mães sentem muito orgulho dos seus filhos, sobretudo quando alguém que não é familiar consegue associar com muita facilidade os filhos à sua mãe. Uma forma de garantir que tal aconteça é através da forma de vestir.

4. Para não passarem despercebidas na rua

Ninguém fica indiferente a duas pessoas vestidas de forma semelhante, sobretudo se elas tiverem uma diferença de idades que retratem gerações diferentes. Os vestidos da Ana Giovanna, por exemplo, são ideais para mães e filhas que se vestem de forma igual ou parecida e isso faz com que elas fiquem espantosas e agradáveis à vista. Uma mãe de camisola branca e saia azul, tal como a (s) sua (s) filha (s), não passa despercebida. Assim como também não passa despercebida se o (s) seu (s) filho (s) vestisse (m) camisola branca e calças azuis.

5. Porque é mais correto assim

As mães têm uma imagem preconcebida de moda, sendo que o que é bonito e agradável para elas próprias também tem de o ser para os seus filhos. Se uma mãe se veste de uma forma mais desportiva e casual, muito dificilmente irá vestir os seus filhos com um estilo vitoriano. Para elas, o estilo desportivo e casual é o que os seus filhos devem seguir, ou seja, eles devem vestir à imagem da mãe.

6. Para que os filhos não sigam tendências de moda demasiado liberais

As mães vestem os filhos à sua imagem de forma a evitar que eles optem por estilos que elas consideram “desagradáveis”, demasiado liberais ou ainda menos próprios para o seu estatuto social. Por isso, as mães vestem os filhos à sua imagem para fazer com que as crianças desenvolvam a sua autoestima e para as educar na forma de vestir.

7. Para reutilizar a roupa das filhas

Na relação entre mães e filhas, as mães acabam sempre por usar as roupas que as filhas se aborrecem de vestir. De forma a poderem usar mais tarde as roupas das filhas e sentirem-se felizes por isso, elas incentivam sempre que as filhas se vistam à sua imagem.

8. Para vincar as suas personalidades

A forma como uma pessoa se veste diz muito sobre a sua personalidade e o seu estatuto social. Conhecedoras desta realidade, as mães vestem os seus filhos à sua imagem para que eles assumam a sua própria personalidade. É lógico que as mães têm sempre razão e a sua personalidade está sempre correta. Por isso, as mães pretendem que os filhos sejam como elas, em particular, na forma de vestir.

9. Para agradar aos pais

Agradar os papás é também uma das razões pelas quais os filhos se devem vestir à imagem da mãe. Se as roupas que as mães usam são aprovadas pelos seus companheiros, então as roupas que as mães compram para os filhos também serão aprovadas, sem olhar às despesas.
Em suma, a forma como os filhos se vestem é um aspeto muito importante para as mães. Por isso, elas vestem os seus filhos da forma como acham correto e indicado para as ocasiões, ou seja, à sua imagem claro.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?